EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

CMBH recebeu participantes do Parlamento Jovem para entrega de certificado

Neste ano, estudantes de diferentes cidades de Minas discutiram e apresentaram propostas sobre o Jovem e o Mercado de Trabalho

sexta-feira, 29 Setembro, 2023 - 20:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

O Parlamento Jovem Minas-2023, um projeto de formação política voltado a estudantes do ensino médio e superior, teve suas atividades encerradas na quinta-feira (28/9), em solenidade na Câmara Municipal. O evento contou com a presença dos estudantes que atuaram nas atividades propostas ao longo do ano e de representantes da PUC-Minas e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Na ocasião, os jovens apresentaram suas percepções sobre o projeto, cujo tema este ano foi “Jovem e o Mercado de Trabalho”, e receberam certificado de participação. 

Ao longo deste ano, o Parlamento Jovem contou com 17 encontros e, em sua fase municipal, os estudantes elaboraram e escolheram seis propostas, as quais serão analisadas pelos vereadores da capital. Elas pretendem incentivar a qualificação profissional; apoiar programas de Menor Aprendiz; garantir fiscalização para inibir golpes e propagandas enganosas sobre vagas de trabalho; apoiar o Centro de Referência das Juventudes – CRJ; viabilizar, por meio de parcerias com as escolas, o acesso a vagas de cursos e emprego; assegurar acesso à internet para jovens de baixa renda; e promover a contratação de profissional de saúde, pedagogo ou assistente social para as escolas. 

Participação cidadã 

Bernardo Gonçalves, 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Henrique Diniz, participou pela segunda vez do Parlamento Jovem. Entusiasta do projeto, Bernardo conta que a partir das atividades às quais teve acesso pôde aprender, na prática, sobre o funcionamento do sistema democrático. De acordo com o jovem, as oportunidades propiciadas pelo PJ permitiram-lhe refletir a respeito de como se posicionar, votar e participar da política. 

Já a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto de Lima, Milena Oliveira, de 17 anos, destaca que o Parlamento Jovem oportunizou-lhe entender que pessoas com diferentes perspectivas contribuem para o processo de tomada de decisão política. 

Colega de Milena na Escola Estadual Augusto de Lima, Amanda Freitas, 17 anos, afirmou que, por meio do PJ, aprendeu que, ao escolher o seu representante político, deve pensar não apenas nos seus interesses individuais, mas nos interesses de toda a população a ser impactada pela decisão que vier a tomar. “Cada pessoa tem sua perspectiva de mundo e eu aprendi que devo compreendê-la e respeitá-la”, pontuou Milena. 

Parlamento Jovem 

O Parlamento Jovem permite que estudantes debatam temas de relevância social, desenvolvam pesquisas, participem de palestras e processos formativos. A partir de tais experiências, são discutidas e elaboradas, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema tratado. As proposições são encaminhadas para a apreciação dos vereadores da CMBH, na etapa municipal, e da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na etapa estadual do projeto. Em 2023, o PJ Minas contou com a participação de 132 câmaras municipais e de 3.962 alunos. 

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com apoio da PUC Minas, em parceria com câmaras municipais de diferentes partes do estado, dentre elas a de BH. 

De acordo com a gerente da Escola do Legislativo (Escleg), Emanuela Pilé, o Parlamento Jovem empodera os participantes e lhes permite exercitar o senso crítico. A servidora convidou a plateia de estudantes que ouvia seu discurso durante a solenidade de encerramento da edição de 2023 a ser multiplicadora dos ensinamentos compartilhados pelo projeto e a incentivar outros jovens a participar das atividades do PJ. No ano que vem o tema a ser tratado será “Melhorias no Ensino Escolar".

Superintendência de Comunicação Institucional