Parlamento Jovem

Versão para impressãoVersão para impressãoPDF versionPDF version

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política voltado a estudantes do ensino médio e superior. Por meio dele, os participantes podem conhecer melhor o funcionamento dos Legislativos Municipal e Estadual, bem como os principais instrumentos de intervenção democrática na vida pública.

A cada ano, um tema de relevância social é debatido pelos jovens, que desenvolvem pesquisas, participam de palestras e de processos formativos sobre o assunto. A partir daí, discutem e elaboram, de forma coletiva, propostas para o enfrentamento do problema tratado. As proposições são encaminhadas para apreciação de comissões parlamentares da Câmara de BH e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que após análise de viabilidade podem apresentá-las para tramitação regular nos Legislativos municipal e estadual.   

O Parlamento Jovem Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com apoio da PUC Minas, em parceria com câmaras municipais de diferentes partes do estado, dentre elas a de BH.

Acesse o formulário para cadastrar a sua escola para participar do Parlamento Jovem 2024.