Câmara EJA

Versão para impressãoVersão para impressãoPDF versionPDF version

O projeto Câmara EJA oferece aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados na rede municipal de ensino, um programa formativo sobre o papel do parlamento na fiscalização de políticas públicas.

Em encontros realizados nas escolas participantes e na Câmara Municipal de Belo Horizonte, os estudantes (de várias idades, envolvendo adolescentes, jovens, adultos e idosos) discutem o papel do Poder Legislativo, assim como os mecanismos de atuação parlamentar e de participação cidadã na conformação das políticas públicas e na vivência democrática.

O percurso formativo explora metodologias ativas de educação e abre portas para que os alunos apresentem sugestões de projetos de lei e indicações à Prefeitura para o desenvolvimento da cidade e de suas comunidades. As proposições criadas e aprovadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara de BH que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.

Criado em 2019, o projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e envolve, a cada edição, dois estabelecimentos de ensino da rede pública.