Nota técnica n° 15/25, produzida para audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo que debateu a liberação, pela Secretaria Municipal de Educação - SMED, das matrículas aos estudantes nas vagas de livre demanda nas escolas municipais, Escolas Municipais de Educação Infantil e creches conveniadas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, para o ano de 2025. A audiência pública aconteceu no dia 09/04/2025, às 9h15min, no plenário Helvécio Arantes.
Publicações

Acesso às Vagas Remanescentes na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Impactos orçamentários e no Plano de Carreira de ACS e ACE em Belo Horizonte, após aprovação do Piso Salarial Nacional desses profissionais
Nota Técnica n° 18/2025, referente à Audiência Pública da Comissão de Orçamento e Finanças Pública, solicitada pelo Requerimento de Comissão nº 1213/2025, realizada em 25/04/2025, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, com a finalidade de debater a reconstrução do plano de carreira dos ACS e ACE em BH após a aprovação do piso salarial nacional e os impactos orçamentários.

Monitor Orçamentário – 1º bimestre de 2025
Criado pela Seção de Consultoria em Administração e Finanças Públicas – Seccaf, vinculada à Divisão de Consultoria Legislativa - Divcol, o Monitor tem como objetivo oferecer, a cada bimestre, subsídios aos gabinetes parlamentares – vereadoras, vereadores, assessoras e assessores – para o exercício da função fiscalizadora.

Características urbanísticas e estudo de traçado do Anel Rodoviário, no trecho entre os bairros das Indústrias e Vista Alegre
Nota técnica n° 7/25, elaborada para audiência pública da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, solicitada pelo Requerimento de Comissão n° 458/25, que debaterá sobre a necessidade de ampliação de faixas de tráfego no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo no trecho do pontilhão da linha férrea, entre os bairros das Indústrias e Vista Alegre.

Substituição de gastos e vinculação de receitas no financiamento da educação municipal
Estudo Técnico nº 29/2025.
Por que o município é responsável por executar um volume de políticas públicas muito maior que a sua autonomia tributária? Tem como obrigar o governo municipal a executar sua lei orçamentária sem mudar o que foi aprovado originalmente? Por que existe tanta regra de vinculação e desvinculação de receitas no Brasil? Por que os governos fazem tanta substituição de gastos? Tem como “barrar” a redução de recursos municipais em uma política pública específica (educação p. ex.), se vierem novos recursos de transferências estaduais ou federais?
Palavras-chave: educação, dotação orçamentária, recurso financeiro, orçamento

O acesso à atenção à saúde para as pessoas autistas no SUS do Município
Nota Técnica n° 9/2025, referente à Audiência Pública da Comissão de Saúde e Saneamento, solicitada pelo Requerimento de Comissão nº 509/2025, realizada em 09/04/2025, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, com a finalidade de debater o acesso ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista - TEA e às ações e aos serviços de atenção à saúde das pessoas autistas no Sistema Único de Saúde - SUS - do Município.

A fibromialgia e os direitos da pessoa com deficiência
Nota técnica n° 10/25, produzida para audiência pública que debaterá a proteção dos direitos da pessoa com fibromialgia no município, solicitada pelo requerimento de comissão n° 389/25.

Instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde
Série Especial Políticas Públicas em Linguagem Cidadã, volume 3: Instrumentos de Planejamento do SUS. O objetivo deste material é apresentar, de maneira simples, aspectos relacionados aos instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde - SUS.

Política climática: do global ao local
Série Especial Políticas Públicas em Linguagem Cidadã, volume 3: Política climática: do global ao local. O objetivo deste material é apresentar, de maneira simples, aspectos relacionados à Política climática no contexto global e local.

Córrego do Lareira
Nota técnica n° 11/25, produzida para audiência pública da Comissão de Meio Ambiente Política Urbana, solicitada pelo Requerimento de Comissão n° 755/25, que debaterá sobre a situação das margens do Córrego Lareira.