AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, ações para enfrentar a violência contra os ciclistas no trânsito

Associação Brasileita de Medicina do Tráfego registrou forte crescimento no número de acidentados nos últimos anos 

quarta-feira, 17 Maio, 2023 - 11:00

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) apontou um aumento de 30%  no registro de acidentes que exigem atendimento médico envolvendo ciclistas traumatizados nos primeiros cinco meses de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020 no país. Com o intuito de debater os frequentes acidentes de trânsito que têm também vitimado ciclistas em todas as regiões de BH, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços realiza nesta quinta-feira (18/5), às 13h30, no Plenário Amynthas de Barros, audiência pública aberta ao público. O encontro será transmitido ao vivo pelo Canal da CMBH e interessados podem enviar sugestões e/ou perguntas por meio de formulário já disponível.

Primeiro signatário do pedido de audiência, Jorge Santos (Republicanos), ressalta que todos os dias surgem notícias de acidentes que mutilam e vitimam fatalmente ciclistas. Para ele, o desrespeito, a imprudência e a negligência dos motoristas colocam os ciclistas em constante risco, seja na prática esportiva ou na utilização da bicicleta como meio de transporte na cidade. “Para agravar a situação, temos a falta de estrutura da cidade para acolher os ciclistas, tanto pelo déficit de ciclovias, quanto pela sinalização precária”, destaca o vereador. 

105 km de ciclovias em 12 anos

Em consonância com a percepção do parlamantar, associações de ciclistas de BH apontam um aumento de 480% no número de pessoas que usam bicicletas para se deslocar na cidade, nos últimos seis anos. As ciclovias, entretanto, tiveram um avanço bem mais tímido, já que a cidade contabiliza apenas 105 km de rotas cicloviárias implantadas nos últimos 12 anos. Criado em 2005, o Pedala BH, programa para incentivar o uso da bicicleta nos deslocamentos pela cidade, projetava a implantação de 400 km de ciclovias na cidade.

Além de Jorge Santos, assinam o pedido de audiência os vereadores José Ferreira (PP); Wilsinho da Tabu (PP); Janaina Cardoso (União); Wesley Moreira (PP); Miltinho CGE (PDT); Professor Juliano Lopes (Agir); Marcos Crispim (PP); Professora Marli (PP); Helinho da Farmácia (PSD); Cleiton Xavier (PMN); Wanderley Porto (Patri); Fernando Luiz (PSD); Cláudio do Mundo Novo (PSD); Bruno Miranda (PDT); Henrique Braga (PSDB); Irlan Melo (Patri); Flávia Borja (PP); Pedro Patrus (PT); Bruno Pedralva (PT); Dr. Célio Frois (PV); Maninho Félix (PSD); Fernanda Pereira Altoé (Novo).

Foram convidados para o debate, entre outros, representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; do Comando-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais; do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem e Minas Gerais (DER); da Guarda Municipal; da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção; da Empresa de Transporte e Trânsito de BH (BHTrans); da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha; do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Transporte em Saúde (SAMU); além membros da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste.

Superintendência de Comunicação Institucional