DIREITOS HUMANOS

Atuação da Guarda Municipal em greve dos professores será debatida em audiência

Encontro é na próxima segunda (4/4) e deve ouvir secretários municipais ligados à segurança e representantes do sindicato

sexta-feira, 1 Abril, 2022 - 16:00

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

As ações da Guarda Municipal, no último dia 25 de março, diante de protesto dos professores em greve, quando houve confusão entre manifestantes e agentes da corporação, serão apuradas em audiência pública na próxima segunda-feira (4/4), às 13h30. Ao menos um professor necessitou de atendimento médico de emergência na ocasião. A conduta desproporcional e violenta dos agentes municipais foi repudiada por vereadores nas redes sociais. De acordo com a Prefeitura, os guardas envolvidos foram afastados das ruas até que uma sindicância seja concluída. A audiência será realizada pela Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor, a pedido de Bella Gonçalves (Psol), Duda Salabert (PDT), Iza Lourença (Psol), Macaé Evaristo (PT) e Pedro Patrus (PT). O encontro ocorrerá no Plenário Helvécio Arantes, com transmissão ao vivo pelo Portal CMBH; a população pode participar do debate por meio de formulário eletrônico.

Na última sexta-feira (25/3), um grupo de professores se concentrou na porta da Prefeitura e houve troca de acusações entre manifestantes e agentes da Guarda Municipal. A greve de servidores da educação foi iniciada no último dia 16 de março, quando a categoria decidiu por suspender as atividades e cobrar da Prefeitura um reajuste salarial de 33%, para que os salários pagos em BH sejam equivalentes ao piso salarial federal. Em assembleia realizada na ultima terça-feira (29/3), os professores da rede municipal decidiram manter a greve e nova reunião da categoria estava agendada para esta sexta-feira (1º/4) para decidir os rumos do movimento.

Na manhã de ontem (31/3), ao prestar contas pela primeira vez ao Legislativo, o prefeito Fuad Noman foi questionado sobre o confronto com grevistas. Parlamentares cobraram a abertura de um canal de diálogo entre o sindicato e a PBH; Iza Lourença pediu ao prefeito uma nota de retratação em relação ao episódio de agressão. Fuad respondeu que aguarda o resultado de uma sindicância para decidir as medidas. "Não adianta querer resolver as coisas no calor dos fatos. Vou esperar o resultado desta sindicância, porque ela pode apontar que houve tentativa de invasão ao prédio, e aí caberia uma retratação à Prefeitura", afirmou no encontro.

Para a audiência serão convidados o secretário municipal de Segurança Pública e Prevenção, Genilson Zeferino; o subsecretário e Comandante da Guarda Civil Municipal, Rodrigo Sérgio Prates; a secretária municipal de Educação, Angela Dalben; além dos professores municipais Vanessa Portugal, Wanderson Rocha, Daniel Wardil, Bittencourt, Maria Laura Abreu e Carolina Pasqualini de Andrade.

Além de Bella Gonçalves, que presidiu a reunião desta sexta, estiveram presentes Miltinho CGE (PDT) e Ramom Bibiano da Casa de Apoio (PSD).

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional       

3ª Reunião Extraordinária - Comissão de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor