HONRA AO MÉRITO

Câmara Municipal presta homenagem ao Pampulha Iate Clube

Câmara Municipal presta homenagem ao Pampulha Iate ClubeO Pampulha Iate Clube, mais conhecido na cidade como PIC, recebeu diploma de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Belo Horizonte pelos seus 50 anos de fundação. A homenagem foi por indicação do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), presidente da Casa, que também presidiu a reunião.

Câmara Municipal presta homenagem ao Pampulha Iate ClubeO Pampulha Iate Clube, mais conhecido na cidade como PIC, recebeu diploma de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de Belo Horizonte pelos seus 50 anos de fundação. A homenagem foi por indicação do vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), presidente da Casa, que também presidiu a reunião.

Após execução do Hino Nacional Brasileiro, o locutor da solenidade fez a leitura de uma mensagem enviada pelo prefeito Márcio Lacerda, na qual justificou sua ausência e enviou seus cumprimentos ao clube. Léo Burguês ressaltou que os turistas, ao passarem pela Lagoa da Pampulha, podem contemplar em suas margens construções como a Igreja de São Francisco, a Casa do Baile, o Museu de Arte e também o Pampulha Iate Clube, todos traçados na prancheta de Niemeyer.

O presidente ressaltou que os jardins do PIC “tiveram a mesma inspiração mágica de Burle Marx”, que também “cobriu de folhas e flores diversos espaços à beira da lagoa”, e lembrou que as paredes do clube abrigam obras de Portinari. Ele comparou a religiosidade da Igreja São Francisco, a inclinação para a arte e cultura do Museu de Arte, as festas formais na Casa do Baile e o lazer, esporte e convívio social do PIC, como partes integrantes do estilo mineiro de ser.

Após a exibição de um vídeo alusivo aos cinquenta anos do clube, Léo Burguês de Castro entregou o Diploma ao atual presidente do PIC, Edison Simão, e estendeu a homenagem a outras personalidades que contribuíram para a grandeza do clube.

Foram entregues pergaminhos a José Olimpio de Castro Filho (in memorian), representado por Helena de Castro; Sandoval Soares de Azevedo Filho, representado por Vera Lúcia Portela Azevedo; Paulo Mafra (in memorian), representado por Abadia Mafra; José Luiz Santos Azevedo (in memorian), representado por Márcia Mondenese; Félix Ricardo Gonçalves Moutinho, Evandro Veiga Negrão, Antônio Mafra e Acácio Maia da Silva.

Assista ao vídeo da solenidade

Sonhos realizados

O presidente Edison Simão agradeceu a homenagem em nome do PIC, de seus funcionários e dos associados, afirmando que o clube sempre priorizou a constituição e a preservação da família. Citando a placa comemorativa da fundação do clube, “Juntos sonhamos, juntos realizamos”, Simão destacou os sonhos realizados nesses 50 anos e apontou o compromisso do PIC com seus associados. “Não se deve correr atrás das borboletas, mas sim cuidar das flores do seu jardim” afirmou.

Participaram da homenagem Suzana Cabral, representando o presidente do PIC no período de 1963 a 1971, José Cabral; o secretário Adjunto da Casa Civil, Flávio Henrique Unes Pereira, representando o governador Antônio Anastasia; o Secretário Municipal de Esportes, Fernando Marcos Blaser, representando o prefeito Márcio Lacerda; o diretor da Associação Comercial de Minas Gerais, José Orvile Martins Carneiro, representando o presidente Roberto Luciano Fagundes; o presidente do Minas Tênis Clube, Sérgio Bruno Zech Coelho; o vice-presidente da Federação Mineira de Futebol, Luciano Fagundes; o funcionário aposentado do PIC, José Martins e os ex-funcionários Joaquim Estevam da Mata e Moacir Moreira Márquez.

Superintendência de Comunicação Institucional