SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai debater falta de medicamentos na rede municipal

Proteção aos animais e combate a maus tratos também serão tema de audiência

terça-feira, 15 Março, 2016 - 00:00
Comissão vai debater falta de medicamentos na rede municipal. Foto: Marina Poblet/Portal PBH

Comissão vai debater falta de medicamentos na rede municipal. Foto: Marina Poblet/Portal PBH

A falta de medicamentos na rede municipal de saúde vai ser tema de audiência pública na Câmara. A realização da reunião foi decidida nesta terça-feira (15/3), quando os membros da Comissão de Saúde aprovaram requerimento do vereador Gilson Reis (PCdoB) propondo a discussão do tema. A audiência ficou marcada para o dia 29 de março, às 13h50, no Plenário Camil Caram. A proteção aos animais e a divulgação de informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) também estiveram em debate na reunião desta terça-feira.

Segundo Gilson Reis, membro da bancada de oposição ao governo municipal, em alguns centros de saúde da cidade faltaria parte dos medicamentos que deveriam ser disponibilizados ao usuários, dentre os quais remédios contra hipertensão e controle de glicose, por exemplo. Já o vereador Dr. Nilton (Pros) destacou a ausência de remédios simples como o Buscopan, usados para combater cólicas, no Centro de Saúde Jaqueline, bem como a falta de medicamentos na sala de urgência do Centro de Saúde Goiânia. Além de debater o problema, os vereadores vão tratar ainda da política de financiamento ao setor, destacando as responsabilidades do Município, do Estado e da União no custeio dos medicamentos.

Já no dia 26 de abril, a Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar audiência pública para tratar dos direitos dos animais. Requerida pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSL), a reunião vai por em foco a guarda responsável, o combate a diferentes formas de maus-tratos e as políticas de castração nas nove regionais da Capital.

Divulgação de Informações

Em 1º turno, a comissão emitiu parecer pela rejeição ao PL 1808/16, de Bruno Miranda (PDT). O texto sugere a criação do chamado Guia da Saúde, a ser distribuído gratuitamente para usuários do sistema, contendo informações sobre o SUS-BH, como dados dos equipamentos que compõem a rede, perfil assistencial das unidades, calendários de vacinação, além de informações diversas sobre a prevenção e atenção à saúde.

Relator do PL, o vereador Bim da Ambulância (PSDB) justificou o parecer desfavorável afirmando que a matéria já está prevista na legislação municipal e federal, e que, portanto, não traz inovações nas políticas de saúde.

Ainda na reunião desta terça, membros da comissão destacaram ainda a realização pela Câmara, a partir da próxima quinta-feira, do Seminário Gente é Urgente, que vai debater propostas para a qualificação dos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde. O evento é aberto à participação popular e as inscrições são gratuitas. Saiba como participar.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Márcio Almeida (PSD), Reinaldo Preto Sacolão (PMDB), Dr. Nilton, Veré da Farmácia (PSDC) e Gilson Reis.

Superintendência de Comunicação Institucional