EXTRAORDINÁRIAS

Comissões adiam debate sobre projeto de intervenções urbanas da PBH

Audiência pública prevista para esta semana foi remarcada para 10/12

quinta-feira, 14 Novembro, 2013 - 00:00

Em reuniões extraordinárias na tarde desta quinta-feira (14/11), as comissões de Administração Pública e de Meio Ambiente e Política Urbana aprovaram requerimento que pedia o adiamento de audiência pública para discussão do projeto de operação urbana consorciada (OUC) previsto pelo Executivo para a cidade de Belo Horizonte. O debate aconteceria nesta semana e foi remarcado para o próximo dia 10 de dezembro.

Requerente da audiência, o vereador Juninho Paim (PT) explicou que o encontro irá receber o Executivo Municipal para apresentação e discussão do projeto pretendido pela Prefeitura. Conforme publicação em jornais de grande circulação em Belo Horizonte, o projeto de operação urbana consorciada (OUC) prevê o adensamento urbano em cerca de 30% do território da cidade. As áreas prioritárias seriam as margens dos principais corredores viários, como as avenidas Tereza Cristina e Andradas (via Leste/Oeste, do bairro Calafate ao Horto); o entorno de corredores de transporte coletivo, como as avenidas Antônio Carlos/Pedro I (da região da Pampulha ao Hipercentro), as proximidades das estações do BHBus (ex. Barreiro) e o vetor Norte.

De acordo com o parlamentar, o debate é uma demanda direta das diversas comunidades atingidas pelo projeto. “A proposta do Executivo prevê mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo, alterando 27% da cidade. Essas modificações terão um impacto incalculável na mobilidade urbana, nas Áreas de Diretrizes Especiais, no patrimônio histórico, cultural e material de Belo Horizonte”, destacou Paim, pontuando a necessidade e urgência em se apresentar o projeto aos vereadores e à população na Câmara Municipal.

Participaram das reuniões os vereadores Professor Wendel (PSB), Juninho Paim (PT), Juliano Lopes (SDD), Bispo Fernando Luiz (PSB), Elvis Côrtes (SDD), Elaine Matozinhos (PTB), Autair Gomes (PSC), Pablito (PV), Alexandre Gomes (PSB). Também estiveram presentes os parlamentares Preto (DEM), Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) e Wellington Magalhães (PTN).

Superintendência de Comunicação Institucional