GALERIA GUIMARÃES ROSA

Cotidiano e jogo de xadrez são tema de exibição

terça-feira, 3 Agosto, 2010 - 21:00


Cotidiano e jogo de xadrez são tema de exibiçãoA exposição “Novas Peças para um Velho Jogo”, dos artistas plásticos mineiros Ângelo Carvalho e Thiago Pena, está aberta ao público na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Na Galeria Guimarães Rosa podem ser vistas 15 ilustrações feitas a partir da técnica de gravação em metal.

A partir de uma linguagem conceitual, as imagens retratam figuras humanas, mitológicas e surreais em situações banais que exigem o exercício da paciência, o raciocínio e a sabedoria de agir no momento certo, como em um jogo de xadrez, em que o olhar estratégico predomina.

“As experiências de vida adquiridas são acumuladas à medida que as falhas passadas se tornam estratégias para novas jogadas, com técnica e raciocínio cada vez mais eficientes e perspicazes”, explicam os artistas. “Os trabalhos carregam consigo esta pertinente observação de que a vida possui a complexidade de um jogo, onde nos sujeitamos a fazer sacrifícios objetivando algo maior”, completam.

Os autores

Thiago Pena é artista plástico formado na Escola Guinard – UEMG, habilitado em Desenho e Gravura em Metal. Atualmente é Mediador em Arte Contemporânea no Instituo Inhotim. Com grande experiência no campo das artes visuais, Thiago propõe questionamentos quanto a nossa realidade material e imaginária causando uma mescla de incômodo e encantamento.

Ângelo Carvalho é artista plástico formado pela UEMG e pós-graduado em História da Cultura e da arte pela UFMG. É professor particular de desenho, participa de montagens de diversas exposições para a Fundação Clóvis Salgado e criou desenhos para empresas de comércio, além de ilustrar livros infanto-juvenis.

“Novas Peças para um Velho Jogo” é a primeira exposição da dupla fora da Escola Guinard UEMG, onde se conheceram. A exposição vai até o dia 12 de agosto e o horário de visitação é de 8h às 19h.

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional