CARNAVAL 2009

Reunião na Câmara discute o Carnaval 2009

Reunião na Câmara discute o Carnaval 2009 Há aproximadamente dois meses do Carnaval do próximo ano, a Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval de Belo Horizonte reuniu-se na quarta- feira, 10 de dezembro, com representantes das escolas de samba e blocos caricatos, para discutir a realização do evento em 2009.
quinta-feira, 11 Dezembro, 2008 - 22:00
Reunião na Câmara discute o Carnaval 2009 Há aproximadamente dois meses do Carnaval do próximo ano, a Frente Parlamentar Municipal em Defesa do Carnaval de Belo Horizonte reuniu-se na quarta- feira, 10 de dezembro, com representantes das escolas de samba e blocos caricatos, para discutir a realização do evento em 2009.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Hugo Thomé (PMN), foi quem solicitou a audiência, que teve início às 17h30, no Plenário Helvécio Arantes da Câmara Municipal.

Presidindo a reunião, o vereador Hugo Thomé apresentou a proposta ASAMBADEZ, da Frente Parlamentar para o Carnaval, que inclui a transferência dos desfiles da Via 240 para o Boulevard Arrudas, no centro da Capital; o adiantamento de repasse de verba para as agremiações com documentação em dia; e a criação de uma comissão da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S. A. (Belotur), juntamente com representantes das agremiações, para elaboração de um Plano Anual de Profissionalização do Carnaval.

A idéia é que a proposta fosse votada durante a reunião, para ser encaminhada à Belotur e entidades interessadas. De acordo com o Hugo Thomé, o projeto exige que a prefeitura disponibilize uma estrutura maior que a da Via 240. “Além de proporcionar a participação de um público maior, a realização do Carnaval no Boulevard dará maior visibilidade às apresentações, atraindo patrocínios, entre outras formas de arrecadação”, ressaltou o parlamentar.

Impasse

O diretor de eventos da Belotur, Tadeu Martins Soares, após apresentar um depoimento sobre sua ligação com o Carnaval, afirmou que a PBH preocupa-se com o evento, trabalhando para que evolua a cada ano. Segundo ele, o Espaço Cultural Multiuso é muito bom, considerando que o objetivo de todos é a evolução do Carnaval. Para Soares, o que falta são as agremiações tomarem conta do local. “A comunidade do entorno da Via 240 está temerosa pela não-realização do Carnaval ali”, lembrou.

Martins afirmou ainda que vários órgãos da prefeitura fizeram análises do Projeto ASAMBADEZ, sendo apontados problemas na realização do Carnaval no Boulevard Arrudas. Entre eles, a proximidade do local em relação à área hospitalar, além de outros espaços que já possuem eventos programados para o período do Carnaval em 2009.

“A Polícia Militar de Minas Gerais considera a Via 240 uma área mais segura para se fazer o policiamento”, informou o diretor de eventos da Belotur. Martins garantiu que o Carnaval 2009 em Belo Horizonte vai acontecer e que, para isso, já foi destinada a verba.

O vereador Hugo Thomé informou vai se encontrar com os representantes das agremiações, posteriormente, para discutir melhor a proposta. Martins lembrou que no próximo dia 15 haverá uma reunião na Belotur com integrantes dos blocos caricatos e das escolas de samba para consolidar o Projeto do Carnaval 2009.

O representante da Rádio Itatiaia, Mestre Affonso, sugeriu que a proposta ASAMBADEZ deveria ser considerada apenas como sugestão da Frente, ficando as agremiações responsáveis por apresentar uma contra-proposta.

Informações no gabinete do vereador Hugo Thomé (3555-1128/3555-1211) e na Superintendência de Comunicação Institucional (2333-1105/3555-1216).