ORÇAMENTO DE 2024

Saúde apresenta portfólio de serviços para facilitar captação de emendas

Cirurgias eletivas, cardiologia, oncologia e oftalmologia estão entre as maiores demandas do município

quinta-feira, 31 Agosto, 2023 - 17:15
Imagem dos participantes da reunião sentados em uma mesa em formato U

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Com o objetivo de conhecer melhor os custos e as demandas da área da saúde com vistas a ter mais assertividade quando das indicações de emendas parlamentares impositivas ao Orçamento Municipal de 2024, a Comissão de Saúde e Saneamento promoveu, nesta quinta-feira (31/8), audiência pública para tratar das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Autora do requerimento, Marcela Trópia (Novo) destacou que, desta forma, os parlamentares poderão se organizar para contemplar as áreas mais necessitadas e de alto custo. A vereadora lembrou que o convite para que as secretarias municipais apresentem prioridades já é uma prática comum na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo desde o ano passado. “A ideia é que os vereadores possam se antecipar e até mesmo se articular e unir esforços para atender as demandas com custos mais elevados”, afirmou.

Marcela questionou os resultados das emendas direcionadas para realização de mutirões oftalmológicos, em especial nas escolas, e da verba direcionada para o Centro de Saúde Santa Rosa. A diretora de Emendas Parlamentares da Secretaria Municipal de Governo, Marina Guimarães, explicou que o mutirão já começou e, no momento, está atendendo na Regional Leste com estudantes residentes. “O recurso da emenda parlamentar, indicada em 2021, foi destinado para consulta e exame. Após triagem, os alunos da rede pública são direcionados para consulta especializada e exames na rede conveniada”, disse. Marina Guimarães destacou que a doação de óculos é feita pelo Centro Municipal de Oftalmologia de acordo com critérios socioeconômicos.  A diretora contou ainda que os recursos destinados ao Centro de Saúde Santa Rosa ainda estão em fase de processo. 

Maior suporte à Saúde da Família

Assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Nadine Magalhães apresentou os custos dos serviços e das unidades da rede primária de saúde. Segundo ela, uma das principais propostas é melhorar a atuação das equipes de Saúde da Família. Ela destacou os custos elevados com insumos médicos e manutenção. Em sua prestação de contas, a assessora afirmou que foram realizados mais de 6 milhões de atendimentos à população; com 611 mil participações em atividades coletivas, além de 9 milhões de visitas domiciliares feitas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A servidora informou, entre outras coisas, que foram aplicados mais de R$ 336 milhões com recursos humanos e mais de R$ 83 milhões com manutenção e serviços. 

De forma bem didática, Nadine apresentou os custos do município com as redes de urgência e emergência; de Saúde Mental; e de Vigilância em Saúde; e com a Rede Especializada, além dos custos com os Hospitais Odilon Behrens e Metropolitano Dr. Célio de Castro. Segundo a assessora, as especialidades com maior demanda são urgência e emergência; cardiologia; cirurgia eletiva; oftalmologia; e oncologia; além de exames especializados; atendimento para AVC e  parto.
Diretor de Orçamento e Finanças da SMSA, Pedro Mousinho explicou que a ideia de produzir um portfólio para esclarecer aos parlamentares o que é o serviço  é para que “as emendas possam se refletir na prestação de serviços de maneira bem direta.”

Mais autonomia para deficiente visual 

Durante a reunião, a representante da Orcam Myeye, Marcia Menache, apresentou um dispositivo tecnológico destinado a deficientes visuais capaz de escanear e ler textos e imagens digitalizadas traduzindo as imagens capturadas em sons. O dispositivo, além de ser capaz de fazer reconhecimento facial e descrever o ambiente, também pode ler códigos de barras de produtos em supermercados, cédulas monetárias nacionais e estrangeiras. Acoplado em óculos especiais, o dispositivo promete mais autonomia ao deficiente visual, sendo capaz de informar as horas, o dia do mês e da semana e até mesmo a cor da roupa que as pessoas estão usando. 

Marcela revelou que o governo do Estado  adquiriu algumas unidades que foram disponibilizadas para os usuários na Biblioteca Pública Estadual. Ela sugeriu que as escolas tenham algumas unidades para atendimento de seus alunos. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Audiência pública para discutir as prioridades no Orçamento de 2024 para a Secretaria Municipal de Saúde -27ª Reunião Ordinária: Comissão de Saúde e Saneamento