VISITAS TÉCNICAS

Condições de conservação dos quatro cemitérios municipais serão verificadas

Depredação de túmulos e falta de manutenção nos banheiros são algumas das reclamações de usuários 

sexta-feira, 18 Novembro, 2022 - 17:15
Mais de trinta túmulos em cemitério municipal, durante o dia.

Foto Carlos Avelin/PBH

Sepulturas abertas e banheiros em más condições são alguns dos itens a serem observados nas visitas técnicas aos cemitérios municipais a serem realizadas pela Comissão de Administração Pública até o final de novembro. Na terça-feira (22/11), às 9h30, o Cemitério da Consolação, no Bairro Jaqueline, será o primeiro a ser inspecionado; já na quinta-feira (24/11) o destino é o Cemitério da Saudade, no bairro homônimo, no mesmo horário. Na semana seguinte, recebem os vereadores o Cemitério do Bonfim (dia 29/11) e o Cemitério da Paz (dia 30/11). Rubão (PP), que solicitou as visitas, explica que o objetivo é avaliar os serviços oferecidos à população, passando pelos locais onde os corpos são sepultados e também pelos velórios.

Na terça-feira (21/11) está agendada visita ao Cemitério da Consolação, que fica na Rua José Gomes Domingues, 2.000, Bairro Jaqueline. Na quinta-feira (24/11), a visita é ao Cemitério da Saudade, localizado na Rua Cametá, 585, Bairro Saudade. Na semana seguinte, dia 29 de novembro, a fiscalização continua no Cemitério do Bonfim, localizado na Rua Bonfim, 1.120, Bairro Bonfim, encerrando-se no dia 30, com visita ao Cemitério da Paz - Avenida Presidente Carlos Luz, nº 850, Bairro Caiçara. 
 
Questionamentos anteriores
 
O gerenciamento de cemitérios públicos municipais foi questionado pela Comissão de Administração Pública no dia 25 de maio desse ano, através de pedido de informação, de autoria de Wilsinho da Tabu (PP), endereçado à Prefeitura. Nele, o vereador solicitou dados sobre como é o serviço de segurança, categorias de túmulos disponíveis para compra pela população e seus valores. O parlamentar também questionou o valor de cada categoria de túmulo disponível para venda, qual empresa presta serviços em cada cemitério da capital e se há diferença entre o valor dos serviços prestados em cada uma destas unidades e por qual razão. 
 
As questões foram levantadas após a visita técnica ao Cemitério da Saudade no dia 13 de maio, quando o colegiado constatou que, apesar de benfeitorias consideráveis nas condições de velório e limpeza, a necrópole ainda precisa melhorar. Acompanhado do gerente de Necrópoles da Fundação de Parques Municipais, Wellington Correia, os vereadores Wilsinho da Tabu e Marcos Crispim (PP) verificaram, na oportunidade, as condições sanitárias, zeladoria, atendimento ao público, manutenção, e o estado dos túmulos, além do número de funcionários à disposição para os enterros na necrópole. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional