CONTENÇÃO DA COVID-19

Atividades no Legislativo de BH estão suspensas até a próxima segunda (22)

Medida atende controle de circulação determinado pelo governo do Estado e acompanhado pela PBH

terça-feira, 16 Março, 2021 - 18:30
fachada da CMBH

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Diante do agravamento da pandemia de covid-19, novas medidas restritivas vêm sendo adotadas em Belo Horizonte e em todo o país para conter o avanço da doença. Nesse cenário, a Câmara de BH anuncia a suspensão temporária de suas atividades, determinando ponto facultativo entre os dias 17 e 22 de março. Nesse período não haverá reuniões de comissão, audiências públicas e visitas técnicas. A medida acompanha as restrições de circulação impostas pela onda roxa, determinada pelo governo do Estado para todo o território, com validade a partir desta quarta-feira (17/3). As atividades do Legislativo Municipal voltam na terça-feira (23/3), quando haverá reunião especial, às 15h30, com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, convocado para prestar informações sobre o fechamento da cidade e indicadores epidemiológicos. 

Conforme anunciado pelo governador Romeu Zema, na segunda-feira (15/3), todas as regiões do estado estão inseridas na onda roxa do programa Minas Consciente a partir da próxima quarta-feira (17). Nesse cenário, apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar no período das 5h às 20h.

Funcionamento da Câmara

Na última semana, acompanhando recente decreto municipal que estabeleceu protocolos mais rígidos de prevenção à covid-19 na capital - Decreto nº 17.562/21 - a Mesa Diretora da Câmara de BH já havia deliberado que a participação dos vereadores em reuniões de comissão será exclusivamente na forma remota e que está vedado o acesso às reuniões de Plenário a autoridades públicas, visitantes e ex-vereadores. A intenção é favorecer o distanciamento seguro e o isolamento social para controle da pandemia.

Pandemia na cidade

Novas medidas restritivas foram adotadas em Belo Horizonte desde o último sábado (13/3), tendo sido proibidas caminhadas esportivas nas pistas e na orla da Pampulha, e mantidas fechadas praças e parques. Bares e restaurantes só podem atender no formato de entrega (delivery) e com portas fechadas, sendo proibida a retirada no local. Lojas de conveniência em postos de gasolina só podem funcionar de segunda a sexta-feira até as 18h. Está proibida a realização de missas, cultos e demais celebrações religiosas presenciais.

A Prefeitura de BH afirma que as restrições são necessárias diante do avanço da pandemia na cidade, conforme boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (12/3), em que o índice de transmissão chegou a 1,25 (o mais alto desde o início da pandemia), a ocupação de leitos UTI chegou a 89,2% e leitos enfermaria 75,6%, todos na faixa vermelha.

Superintendência de Comunicação Institucional

Tópicos: