AUDIÊNCIA PÚBLICA

Retirada de companhia da PM do Bairro São Paulo será tema de debate

Para moradores e comerciantes, medida contribui para aumento da violência e sensação de insegurança na região

quarta-feira, 26 Julho, 2017 - 18:30
Fachada da 22ª Cia. da PMMG, no Bairro São Paulo

Foto: Google Street View

Motivada por reclamações de moradores e comerciantes do Bairro São Paulo, na Regional Nordeste de BH, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai debater nesta quinta-feira (27/7) a retirada da 22ª Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar, localizada à Rua Maria Pietra Machado, bem como o aumento da violência em toda a região. Para facilitar a participação dos interessados, a audiência pública será realizada às 19h, no Centro de Apoio Comunitário (CAC) do próprio bairro, situado à Rua Aiuruoca, n° 501.

A 22ª Cia da PMMG é uma das unidades inseridas no programa "Mais Segurança" do governo Fernando Pimentel (PT), que pretende eliminar as estruturas físicas e fixas das companhias da PMMG, recentralizando as funções dentro dos batalhões. Substituindo as estruturas das companhias, estarão as bases comunitárias móveis (veículos tipo van) com dois policiais, que prestarão atendimento das 6h às 2h da manhã, complementadas por duas motos, que circularão nas imediações. Os policiais destinados à parte administrativa das companhias se somarão ao efetivo nas ruas.

A medida vem sendo contestada por parlamentares e por moradores de diversos bairros da cidade servidos por essas companhias. Um abaixo-assinado, divulgado pelas redes sociais, já reuniu assinaturas de milhares de belo-horizontinos que reivindicam sua permanência.

De acordo com o requerente, vereador Edmar Branco (PTdoB), a audiência se justifica pela necessidade de questionar e discutir com as autoridades responsáveis as razões da retirada da companhia do bairro, além dos possíveis impactos sobre o aumento da violência na Região Nordeste, que já apresenta números preocupantes. Segundo relatos de moradores e comerciantes, o São Paulo e outros bairros da vizinhança vêm enfrentando uma crescente onda de criminalidade, demandando ações urgentes do poder público para garantir a integridade, a tranquilidade e o patrimônio de quem vive ou trabalha na região.

Convidados

Para participar do debate, além de moradores e lideranças comunitárias locais, são aguardados o secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial; o secretário estadual de Segurança Pública; e os comandos da 1ª Região da Polícia Militar, responsável pelo 16º Batalhão, e da Guarda Municipal de Belo Horizonte.

A audiência é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional