AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, políticas públicas voltadas para o autismo na capital

Comissão quer saber se município vem promovendo inclusão dos pacientes na escola, no atendimento à saúde e no mercado de trabalho

segunda-feira, 3 Abril, 2017 - 11:45

Foto: Freepik

Celebrado mundialmente em 2 de abril, o Dia do Autismo será lembrado na Câmara de BH em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer a Turismo na próxima quarta-feira (5/4). O objetivo é despertar a reflexão sobre o transtorno do espectro autista, desmistificando a doença. Os vereadores também querem saber o que a prefeitura tem feito pela inclusão desses pacientes na rede municipal de educação, na área da saúde e na vida profissional.

De acordo com o vereador Gilson Reis (PCdoB), que solicitou o debate, espera-se que na audiência o município explique se existem profissionais preparados para lidar com esse público nas escolas e se há capacitação para os professores. No atendimento à saúde, o vereador vai apurar como vem sendo realizado o atendimento terapêutico, psicológico e se há disponibilização de medicamentos pela PBH. Outro ponto a ser abordado é a acessibilidade do autista na capital, considerando que ele não consegue permanecer em filas para ser atendido. Na reunião, também será abordada a questão da inclusão de jovens e adultos portadores de autismo no mundo profissional, cobrando-se um tratamento igualitário por parte dos governos estadual e municipal.

Oficialmente, o autismo é chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um distúrbio global e precoce do neurodesenvolvimento. Ele altera as capacidades do indivíduo de interagir com o meio, por afetar três áreas importantes do desenvolvimento de uma pessoa: a comunicação, a socialização e o comportamento. Pode se apresentar em níveis diferentes de comprometimento, daí o nome espectro.

Foram convidados para a audiência representantes das Secretarias Municipais de Governo e Educação, Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Políticas Sociais, Secretarias Adjuntas de Políticas Sociais, Assistência Social e Direito da Cidadania, Secretaria Municipal de Saúde, Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo de MG, Associação de Apoio à Deficiência Nossa Senhora das Graças, Associação dos Amigos dos Autistas – Seção MG e Instituto Superação.

Superintendência de Comunicação Institucional