ORÇAMENTO E FINANÇAS

Em audiência, comissão vai tratar da prestação de contas da PBH Ativos

Fechamento de parque na Região Noroeste também será tema de reunião

segunda-feira, 11 Abril, 2016 - 00:00
Fechamento de parque na Região Noroeste também será tema de reunião - Foto: Rafa Aguiar

Fechamento de parque na Região Noroeste também será tema de reunião - Foto: Rafa Aguiar

A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de BH aprovou requerimento para realização de audiência pública de prestação de contas da PBH Ativos S/A, empresa de capital fechado que gere parcerias público-privadas e contribui para a execução das políticas municipais. A deliberação ocorreu nesta segunda-feira (11/4), quando o colegiado também se pronunciou favoravelmente à realização de audiência para tratar do fechamento do Parque Aeroporto Carlos Prates.

Criada em 2011, a PBH Ativos é um empresa controlada pelo Município. Além deste, também são acionistas da entidade a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e a Empresa de Transportes e Trânsito de BH (BHtrans). A proposta é que em audiência pública agendada para as 14h do dia 1º de junho, a empresa apresente aos vereadores e à comunidade as contas dos anos de 2014 e 2015. Adicionalmente, a comissão pretende ouvir ainda esclarecimentos sobre os planos de investimento da PBH Ativos para os próximos dois anos, além de ter acesso ao balanço patrimonial da empresa e à lista de imóveis a ela cedida pela prefeitura. O requerimento para a audiência foi apresentado pelos vereadores Gilson Reis (PCdoB) e Pedro Patrus (PT).

Parque do Aeroporto

Também nesta segunda-feira, a Comissão de Orçamento e Finanças aprovou a realização de audiência pública para tratar do eventual fechamento do Parque Maria do Socorro Moreira, mais conhecido como parque Aeroporto Carlos Prates, situado na Região Noroeste de BH. A atividade ficou marcada para o dia 16 de maio, às 13h, no Plenário Amynthas de Barros. O parque tem quase 100 mil m² e abriga pista de skate, quadra poliesportiva e campo de futebol. O terreno, contudo, é de propriedade da Infraero, que o cedeu à PBH.

De acordo com o requerente da audiência, vereador Jorge Santos (PRB), notícias veiculadas pela imprensa dariam conta de que a prefeitura pode devolver a área em breve, o que criaria o risco de fechamento do parque. “Trata-se de um espaço frequentado pelas famílias da região. É um local importante para o esporte e para o lazer na comunidade, inclusive por muitas crianças e adolescentes, já que ali funcionam duas escolinhas de futebol”, destacou o parlamentar.

O objetivo, diante disso, é que a audiência pública abra portas para esclarecer a situação, permitindo à comunidade conhecer com mais clareza as perspectivas para o futuro do equipamento.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Jorge Santos, Vilmo Gomes (PSB) e Henrique Braga (PSDB).

Veja o vídeo na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional