REUNIÃO PLENÁRIA

Vereadores se mobilizam pelo fortalecimento da saúde pública em BH

O funcionamento do sistema público de saúde da Capital esteve no foco das discussões na reunião plenária desta terça (8/3). Vereadores manifestaram preocupação com a possibilidade de fechamento de unidades de atenção à saúde em Betim, o que pode impactar negativamente a já sobrecarregada rede pública da região metropolitana. A comemoração do Dia Internacional da Mulher também esteve em pauta, com a realização de homenagens e com a defesa, por parte de vereadores, de maior participação feminina na política.

terça-feira, 8 Março, 2016 - 00:00
Melhorias na saúde e homenagens pelo Dia Internacional da Mulher movimentaram a reunião Plenária. Foto: Divulgação CMBH

Melhorias na saúde e homenagens pelo Dia Internacional da Mulher movimentaram a reunião Plenária. Foto: Divulgação CMBH

A atenção dispensada ao belo-horizontino no sistema público de saúde da Capital esteve no foco das discussões na reunião plenária desta terça-feira (8/3). Vereadores da Câmara de BH manifestaram preocupação diante da possibilidade de fechamento de unidades de atenção à saúde em Betim, o que pode impactar negativamente a já sobrecarregada rede de atenção à saúde na região metropolitana. A comemoração do Dia Internacional da Mulher também esteve em pauta, com a realização de homenagens e com a defesa, por parte de parlamentares, de maior participação feminina na política.

Membro da Comissão de Saúde e Saneamento, o vereador Dr. Nilton (PSB) apresentou alguns dos resultados da série de visitas técnicas que o colegiado tem realizado a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município. Na última segunda, comitiva parlamentar compareceu à UPA Odilon Behrens, no Bairro São Cristóvão, e na próxima segunda (14/3), pela manhã, realiza visita à UPA Leste, no Bairro Vera Cruz.

De acordo com Dr. Nilton, mesmo diante da situação de crise por que passa o país, marcada pela diminuição da arrecadação em diferentes esferas da administração pública, a saúde deve ser tratada como área prioritária. O parlamentar se afirmou ainda preocupado com a sobrecarga da rede pública municipal, em que vários equipamentos realizam um volume de atendimento muito maior do que o suportado pela capacidade instalada, o que impacta a qualidade do serviço prestado.

Na mesma perspectiva, o vereador Márcio Almeida (PSD), presidente da Comissão de Saúde, lamentou a possibilidade de fechamento de cerca de 14 unidades de atenção à saúde em Betim, na região metropolitana, operação fartamente divulgada pela imprensa. A situação, segundo o parlamentar, é preocupante porque pode contribuir para sobrecarregar ainda mais a rede do Sistema Único de Saúde em BH. Em vista da situação, Márcio Almeida e Dr. Nilton defenderam o aprofundamento do diálogo em nível estadual e metropolitano. Para o primeiro, é importante, ainda, que os governos estadual e federal se comprometam com os repasses necessários para o financiamento da atenção à saúde pública em Belo Horizonte. Conforme constatado em visita técnica realizada nesta semana, serviços urgentes, como o atendimento a pacientes acometidos de dengue, estariam sendo realizados exclusivamente com recursos municipais em algumas unidades de atenção à saúde da Capital. 

Na mesma perspectiva, Gilson Reis (PCdoB), também da Comissão de Saúde, anunciou que a Câmara de BH vai realizar, nos dias 17 e 18 de março, um seminário nacional para discutir com lideranças e especialistas de todo o país alternativas para qualificação dos serviços de urgência e emergência prestados à população. O evento será aberto à participação popular.

Funcionamento do Parque Municipal

Membro da bancada de oposição ao prefeito Márcio Lacerda na Câmara, Arnaldo Godoy (PT), lamentou o veto do Executivo ao PL 1445/15, de sua autoria, que amplia o horário de funcionamento do Parque Municipal Américo Renné Gianetti até às 21h. Segundo o vereador, o objetivo da proposta é garantir mais oportunidades de lazer e entretenimento para os moradores da cidade.

De acordo com mensagem publicada pelo governo municipal, “a prorrogação do horário de funcionamento do referido parque ate as 21h repercute negativamente no orçamento municipal, uma vez que todas as despesas dela decorrentes correriam a expensas do Executivo”. Para Godoy, mesmo que a mudança exija a escalação de mais funcionários para atuar na manutenção do parque, os recursos para tal já estariam previstos na Lei Orçamentária Anual para 2016, aprovada no ano passado pela Câmara.

Dia da Mulher

Em função da celebração do Dia Internacional da Mulher, vários vereadores tomaram a palavra para parabenizar as homenageadas. Leonardo Mattos (PV), Silvinho Rezende (PT), Jorge Santos (PRB), Elaine Matozinhos (PTB) e Gilson Reis (PCdoB), dentre outros, felicitaram as moradoras da cidade e fizeram votos pela redução das desigualdades que dificultam o dia a dia da população feminina. Reinaldo Sacolão (PMDB) discursou contra o machismo e, lamentando a existência de apenas uma vereadora na Câmara de BH, defendeu a urgente ampliação da participação das mulheres nas funções de cunho político e legislativo.

Veja o vídeo na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional