HONRA AO MÉRITO

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher recebe homenagem na Câmara

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher recebe homenagem na CâmaraNo dia mundial de luta contra a violência à mulher, 25 de novembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageou os 25 anos de história da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil de Minas Gerais com o Diploma de Honra ao Mérito.
quarta-feira, 24 Novembro, 2010 - 22:00
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher recebe homenagem na CâmaraNo dia mundial de luta contra a violência à mulher, 25 de novembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte homenageou os 25 anos de história da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil de Minas Gerais com o Diploma de Honra ao Mérito. Por iniciativa da vereadora Elaine Matozinhos (PTB), que fundou a unidade na capital, a homenagem foi estendida a sete delegadas que estiveram à frente da delegacia e a todos os seus funcionários. 

A solenidade, que aconteceu no Plenário Amynthas de Barros, reuniu dezenas de policiais, autoridades de segurança do estado e de entidades ligadas à defesa dos direitos da mulher.

Depois de mais de duas décadas, as leis contra a violência doméstica evoluíram muito e Belo Horizonte, uma das cidades pioneiras a implantar no país uma unidade especializada, é hoje a única capital que proporciona atendimento ininterrupto (24 horas) à mulher vítima de violência.

Para a vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da Câmara, que atua desde a década de 1980 em defesa dos direitos da mulher, apesar de ainda haver muito a ser feito pelo combate a essa violência, já é possível comemorar conquistas, como a Lei Maria da Penha e a implantação de centenas de delegacias especializadas em todo o país. “Estamos colhendo os frutos de um novo conceito de segurança pública, que transformou concepções arraigadas da nossa cultura patriarcal”, comentou.

Primeira delegada de mulheres de Minas Gerais, Elaine Matozinhos destacou o importante trabalho e profissionalismo das mulheres policiais e citou o exemplo do caso Isabela Nardoni, cujo inquérito policial foi presidido por uma delegada, assim como a investigação material, que teve à frente uma perita.

“Foi-se o tempo em que a segurança pública era legada à truculência. As mulheres colaboram, em muito, para a humanização das polícias. Com sabedoria, elas tratam da apuração de crimes que fazem vítimas segmentos específicos como mulher, idoso, deficiente, criança e adolescente”, ressaltou Matozinhos, que lembrou que 25% do quadro da Polícia Civil no Estado é composto por mulheres.

A delegada-chefe em exercício da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Margarete de Freitas Assis Rocha, recebeu o diploma de Honra ao Mérito em nome da unidade e fez um discurso emocionado. A delegada agradeceu a dedicação da equipe atual e de todos que passaram pela Delegacia e contribuíram para o atendimento de inúmeros casos de violência. .

“Somos todos verdadeiros guerreiros na construção do bem comum e na luta contra os casos de agressão e pela igualdade de oportunidades”, acrescentou. Margarete ainda anunciou o lançamento de uma cartilha explicativa sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher

Também foram homenageadas as delegadas Olívia de Fátima Braga Melo; Noeme Barros Guimarães Bernardes; Rosilene Alves de Souza; Nilma Geralda dos Reis Santos; Joana Margareth Leite Pena; e Cláudia Maria de Pádua Campos Avellar. 

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.