AUDIÊNCIA PÚBLICA

Poluição de córregos no Pindorama e no Jardim Filadélfia será tema de discussão

Reunião, que deve contar com a presença de representantes da PBH e da Copasa, será nesta quinta-feira, a partir das 13h

quarta-feira, 13 Dezembro, 2023 - 15:15

Foto: Divulgação / CMBH

Os problemas sanitários decorrentes de córregos, altamente poluídos, localizados no Bairro Pindorama e no Bairro Jardim Filadélfia, na Região Noroeste da capital, serão debatidos em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quinta-feira (14/11), a partir das 13h. Conforme o vereador José Ferreira (PP), que solicitou a reunião, os córregos poluídos que estarão no foco do debate estão localizados às margens da Rua Antulhe, entre Jacareí e Flor de Uva, no Bairro Pindorama, e entre Rua Rainha das Flores e Rua Antulhe, no Bairro Jardim Filadélfia. Como explica o parlamentar, em visitas aos endereços citados, ficou evidente a necessidade de se buscar soluções para a questão dos córregos. Ainda de acordo com ele, grande parte da comunidade local é afetada pela poluição dos cursos d’água e, assim, busca uma solução para o problema. A audiência ocorrerá no Plenário Camil Caram e poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube. Perguntas e sugestões podem ser enviadas por meio deste link.

A poluição dos córregos nos Bairros Pindorama e Jardim Filadélfia, infelizmente, não é exceção em Minas Gerais. De acordo com Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), mais da metade (54%) das amostras de rios analisadas no estado apresentam nível de contaminação por esgoto acima do aceitável pela legislação.

Convidados

Para discutir o problema dos córregos dos Bairros Pindorama e Jardim Filadélfia e viabilizar uma solução que melhore a qualidade de vida das comunidades afetadas pela poluição, estão convidados para a audiência pública representantes da Coordenadoria de Atendimento Regional Noroeste; Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel); da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Superintendência de Comunicação Institucional