POPULAÇÃO DE RUA

CPI vai a unidades de acolhimento no Barro Preto, Floresta e Lagoinha na segunda

Objetivo é conhecer de perto estrutura e funcionamento dos chamados Centros Pop, pontos de apoio para adultos em situação de rua

quarta-feira, 6 Setembro, 2023 - 11:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Dando continuidade aos trabalhos de investigação que apuram o expressivo aumento no número de pessoas vivendo nas ruas da Capital, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) – População em Situação de Rua deve realizar na próxima segunda-feira (11/9), entre 9h30 e 11h30, vistorias a três unidades de acolhimento da Prefeitura Municipal: o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Unidade Contorno; o Centro Pop - Unidade Floresta; e o Centro Pop - Unidade Lagoinha. Nos pedidos de vistorias, assinados por Braulio Lara (Novo) e Cleiton Xavier (PMN), respectivamente, presidente e relator da CPI, os parlamentares ressaltam a necessidade de verificação das instalações e funcionamento das unidades. Assinado por Fernando Luiz (PSD) e outros 13 parlamentares, o pedido de inquérito foi acatado na Casa no início do mês de julho e dentre as preocupações levantadas estão denúncias de violência e imposição de regras por traficantes dentro das instituições de apoio, além de impactos negativos no comércio da área central, em função da concentração e aumento desta população mais vulnerável.  

Acesso a outras políticas públicas

O Centro Pop, é um serviço público municipal ofertado para adultos que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Segundo a Prefeitura, as unidades têm a finalidade de assegurar o Serviço Especializado à População em Situação de Rua, atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento pessoal e social, além de facilitar o acesso a outras políticas públicas, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Nas visitas técnicas de segunda-feira, parlamentares que integram a CPI devem verificar instalações e funcionamento das unidades. A primeira a ser visitada, às 9h30, é o Centro PoP - Unidade Contorno, que fica na Avenida do Contorno, n° 10.852, no Bairro Barro Preto. Na sequência, às 10h30, a comissão vai ao Centro Pop - Unidade Floresta, localizado na Rua Conselheiro Rocha, n° 351, no Bairro Floresta. E, às 11h30, segue para a Rua Além Paraíba, n°101, no Bairro Lagoinha, encerrando as vistoria no Centro Pop - Unidade Lagoinha.

Para o presidente da CPI, Braulio Lara, as visitas técnicas são sempre importantes pois permitem conhecer de perto o funcionamento da política pública. No último dia 22 de agosto, a comissão realizou sua primeira vistoria a uma unidade de acolhimento municipal – o Abrigo São Paulo. Na ocasião, o subsecretário de Assistência Social, José Crus, apresentou aos parlamentares a rotina do espaço e contou como são feitos os serviços de acolhimento, triagem, acompanhamento e encaminhamentos das pessoas que procuram o abrigo.

Prazo

Além de Braulio Lara e Cleiton Xavier, são membros titulares da CPI Pop de Rua, os vereadores Bruno Pedralva (PT); Ciro Pereira (PTB); Fernando Luiz (PSD); Jorge Santos (PSD) e Henrique Braga (PSDB). O prazo para o encerramento dos trabalhos da CPI é em 8 de novembro próximo, podendo ser prorrogado por mais 60 dias.

Superintendência de Comunicação Institucional