ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PL que altera Política da Pessoa com Deficiência está concluso em 1º turno

Projeto do Executivo adapta lei às determinações da ABNT em relação aos vasos sanitários em banheiros adaptados 

quarta-feira, 28 Dezembro, 2022 - 16:00

Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

Nesta quarta-feira (28/12) a Comissão de Administração Pública aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 404/2022, que altera a Lei 9.078/2005, responsável por estabelecer a Política da Pessoa com Deficiência em Belo Horizonte. De autoria do Executivo, a proposta tramita em 1º turno e adapta a lei em vigor às determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com relação aos vasos sanitários em banheiros adaptados. Segundo a PBH, muitos desses vasos têm uma abertura frontal, o que, em teoria, facilitaria o uso da pessoa com deficiência, entretanto, tal abertura é voltada para pacientes acompanhados de enfermeiro ou cuidador, atendendo somente às necessidades de hospitais e clínicas. Dessa forma, o PL estabelece que as bacias e assentos sanitários acessíveis não tenham abertura frontal, estejam a uma altura máxima de 46 cm e respeitem o disposto pela ABNT sobre o tema. Com o parecer aprovado, o projeto está concluso para apreciação pelo Plenário em 1º turno, sujeito a um quórum de 21 vereadores para aprovação. 

Em sua justificativa ao projeto, o Executivo afirma que ele “compatibiliza a legislação municipal com o regramento nacional, atendendo aos anseios das pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas”. O PL recebeu parecer pela constitucionalidade, legalidade e regimentalidade na Comissão de Legislação e Justiça e pela aprovação nas comissões de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana; e Direitos Humanos, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor.

Pregão Eletrônico e MGS

A Comissão também aprovou o envio de pedido de informação ao prefeito Fuad Noman (PSD), ao secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, e ao presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (Belotur), Gilberto Castro. De autoria de Fernanda Pereira Altoé (Novo), o requerimento solicita esclarecimentos sobre pregão eletrônico para registro de preços com o objetivo de permitir a locação de transporte de van de passageiros tipo Sprinter ou similar, em atendimento às demandas da Belotur e da Prefeitura de Belo Horizonte em projetos, ações e eventos próprios e/ou apoiados, por um período de 12 meses. A vereadora questiona a base comparativa estabelecida pela Belotur que justifica a contratação de 850 diárias do serviço de locação de transporte de van; as especificidades que justificam a contratação de 300 diárias pela Belotur, 75 pela Secretaria Municipal de Política Urbana, 288 pela Secretaria Municipal de Saúde, 30 pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, 32 pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), 70 pela Secretaria Municipal de Cultura  e 55 pela Fundação Municipal de Cultura. Também foi indagado se essa contratação de locação de transporte ocorreu de forma similar nos anos anteriores a 2022. 

Outro pedido de informação é destinado ao diretor-presidente da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS), Helter Verçosa Morato, e à Prefeitura. A autora Iza Lourença (Psol) indaga se está havendo alguma sanção aos trabalhadores da MGS que participam das assembleias referentes ao processo de negociação coletiva entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (SindREDE/BH). 

Participaram da reunião os vereadores Fernando Luiz (PSD), Helinho da Farmácia (PSD), Juninho Los Hermanos (Avante), Wilsinho da Tabu (PP) e a vereadora Iza Lourença (Psol), que presidiu os trabalhos. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

44ª Reunião Ordinária da Comissão de Administração Pública