MÊS DA MULHER

Palestra sobre direitos sexuais e reprodutivos fecha programação dia 31/3

Falta de diálogo e de informações transformaram tema em tabu. Em formato semipresencial, palestra terá transmissão ao vivo pelo YouTube

segunda-feira, 28 Março, 2022 - 17:00

Imagem: Divulgação/CMBH

Encerrando as atividades comemorativas do Mês da Mulher, a Câmara Municipal de Belo Horizonte promove no dia 31 de março, das 9h às 11h, a palestra Direitos Sexuais e Reprodutivos, no Plenário Helvécio Arantes. Além das dimensões do planejamento familiar e dos métodos contraceptivos, a partir das normativas do Ministério da Saúde, bem como sua aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS), serão abordados temas como saúde da mulher e violência obstétrica. Proposta pelas vereadoras Bella Gonçalves (Psol) e Iza Lourença (Psol), a palestra vai contar com mulheres especialistas, trabalhadoras e ativistas do tema. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube.

“As múltiplas realidades das mulheres precisam alcançar o centro da política pública de nossa cidade. É pela vida das mulheres!”, afirmam as vereadoras. Segundo as parlamentares, ao longo da história os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres foram transformados em tabu. O avanço das ideias conservadoras, o machismo e a precarização da saúde pública continuam, para elas, sendo entraves a que as mulheres gozem plenamente de seus direitos. Ainda de acordo com Bella e Iza, a falta de acesso à informação e ao diálogo, desde o poder público, também “são elementos de afronta à dignidade e à autonomia de seus corpos”.

Foram convidados para a conversa a enfermeira obstétrica que integra a gestão do Hospital Sofia Feldman, Ludmilla Taborda; a professora do Departamento e do Programa de pós graduação em Psicologia da UFMG, Paula Gonzaga, além das ex-vereadoras Cida Falabella, atriz, professora e assessora parlamentar da Gabinetona (gabinete conjunto de Bella Gonçalves e Iza Lourença), e Sônia Lansky, doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pela UFMG com pós-doutorado pela ENSP/Fiocruz. Também são aguardados para contribuir com o debate representantes da Frente Legaliza e do Movimento Leonina Leonor é Nossa; entre outros.

Durante todo o mês de março, a CMBH manteve o debate sobre a igualdade de gênero em alta. Desde o dia 3 de março, foram acesas luzes na cor lilás na fachada do prédio da Câmara, em homenagem ao Mês da Mulher. Para comemorar o Dia Internacional, celebrado em 8 de março, além de um café da manhã às servidoras da Casa e da divulgação de vídeo institucional, a Câmara inaugurou a Sala de Apoio à Amamentação, em cumprimento à Lei 11.321/2021, de autoria da presidente Nely Aquino (Pode).

A força e a contribuição das mulheres nos mais diversos setores da sociedade e na comunidade foram temas de audiência pública da Comissão de Mulheres. Autora do pedido da audiência junto com Marcela Trópia (Novo), Fernanda Pereira Altoé (Novo) reforçou o objetivo de ouvir mulheres que fazem história, mostrando a força do segmento quanto à sua atuação política, no esporte, no trabalho e em casa.

Os impactos na vida das mulheres quando direitos são adquiridos foram debatidos no ”Papo de Mulher: conquistas institucionais”, projeto da Escola do Legislativo voltado ao público interno da CMBH.

Superintendência de Comunicação Institucional