AUDIÊNCIA PÚBLICA

Especialistas irão debater combate ao crime organizado em BH

Forças de segurança e autoridades são esperadas no dia 23/02 para apresentar desafios e estratégias no enfrentamento à criminalidade

sexta-feira, 13 Fevereiro, 2026 - 13:30
agente de segurança realiza monitoramento por câmera

Foto: Agência Minas

O avanço de organizações criminosas estruturadas e com atuação nacional tem exigido respostas cada vez mais técnicas e coordenadas do poder público. Em Belo Horizonte, as forças de segurança vêm intensificando operações integradas baseadas em inteligência policial, repressão qualificada, investigação criminal e atuação preventiva em territórios sensíveis da capital. Para dar transparência às ações e ampliar o diálogo institucional, a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública irá realizar audiência pública no dia 23/2, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, a pedido do vereador Sargento Jalyson (PL). O encontro poderá ser acompanhado presencialmente ou ao vivo pelo site ou canal da CMBH no Youtube.

As ações integradas vêm sendo realizadas por órgãos como a Polícia Militar de Minas Gerais, responsável pelo policiamento ostensivo e preservação da ordem pública; Polícia Civil, com atuação investigativa; além do Ministério Público e demais instituições do sistema de justiça. A criação e o fortalecimento de estruturas especializadas, como o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), também demonstram o esforço institucional para enfrentamento qualificado das facções.

Segundo Sargento Jalyson, essas operações têm resultado em prisões de lideranças criminosas, apreensão de armas de alto poder ofensivo, desarticulação de redes logísticas e redução de confrontos armados.

“Isso demonstra que o trabalho coordenado entre os órgãos é o caminho mais eficaz para a proteção da população e a recuperação de territórios afetados pela criminalidade”, afirma Sargento Jalyson em seu requerimento. 

Assim, o objetivo da audiência, conforme o parlamentar, é permitir que as forças de segurança apresentem seus resultados e desafios, além de fortalecer o diálogo institucional com o Poder Legislativo e a sociedade civil. "Trata-se de espaço legítimo para o aperfeiçoamento das políticas públicas de segurança e para o reconhecimento do trabalho técnico e operacional desenvolvido diariamente pelos profissionais da área”, aponta o parlamentar. 

Convidados

Entre os participantes convidados estão o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia; o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende; o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC/PMMG), coronel PM Ralfe Veiga de Oliveira; o comandante do Comando de Missões Especiais (CME/PMMG), coronel PM Israel Calixto Júnior.

Também foram chamados o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Baptista Gamboge Reis; o diretor-geral da Agência Central de Inteligência, delegado Murillo Ribeiro de Lima; o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor de Justiça Giovani Avelar Vieira; o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP); o comentarista da Jovem Pan News e ex-secretário de Estado Roberto Mota; e o jornalista policial da Rádio Itatiaia Renato Rios Neto.

Superintendência de Comunicação Institucional