ENSINO ESPECIAL

Alunos com deficiência intelectual têm atendimento de qualidade em escola municipal

Serão cobradas da PBH demandas relativas a alterações no trânsito para facilitar o acesso dessas pessoas

segunda-feira, 22 Abril, 2019 - 15:30

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, no Bairro Havaí, atende 125 alunos com deficiência intelectual, maiores de 18 anos. Oficinas de capoeira, artes, música e teatro, além de atividades que reproduzem o ambiente doméstico para desenvolver autonomia, são oferecidas num espaço em adaptação e com funcionários capacitados. A estrutura e a qulaidade do atendimento foram conferidos em visita técnica da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, nesta segunda-feira (22/4). Informando que cobrará da Prefeitura demandas anteriormente encaminhadas, relativas a alterações no trânsito para facilitar o deslocamento dos alunos à escola, o vereador Irlan Melo (PR), que requereu a visita, destacou ainda que irá apresentar na Câmara Municipal projeto de lei para viabilizar o transporte desses alunos por meio de vans acessíveis.

Com nove salas de oficinas, a escola oferece aulas de capoeira, artes, música e teatro, possuindo, também, uma sala de atividades de vida diária, que busca reproduzir o espaço doméstico, onde os alunos aprendem a tomar banho, lavar louça ou fazer um lanche. O trabalho tem por objetivo promover um ganho de autonomia dentro do ambiente familiar. Outro espaço visitado foi a sala dos pais, onde estes permanecem enquanto seus filhos estão na escola, realizando atividades como preparo de refeições, confecção de artesanato e utilização de computadores.  

Conforme explicou a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Paula Cambraia de Mendonça Viana, a Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo realiza um trabalho intersetorial, que conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e Secretaria Municipal de Esportes.

Reformas

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a reforma da área física proporcionará melhorias que impactarão o atendimento de pessoas com deficiência, visando manter a qualidade do ensino dentro do processo de inclusão. Foram observadas, até o momento, reformas na piscina, pisos, banheiros, além da construção de rampas, para implantação de acessibilidade em alguns pontos.

Além de sala de informática, a escola possui uma biblioteca, que foi reformada há cerca de um ano, contando agora com uma bibliotecária e uma secretária escolar. Outra melhoria constatada foi a construção de um campo de futebol com grama sintética, entregue no mês de abril, utilizada por cegos e pessoas com deficiência física. Aos sábados, a Associação Mineira do Paradesporto também faz uso da quadra. A previsão é de que, até o final do ano, todas as reformas programadas estejam concluídas, ressaltando-se que estas estão sendo executadas com recursos do caixa escolar.

Ações previstas

No último dia 15 de abril, foi encaminhada resposta da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais a solicitação de adaptações viárias no local, a fim de garantir acessibilidade e segurança a pedestres e alunos. Nas proximidades da escola, foram propostas a implantação de um trecho em mão única, com faixa para circulação de pedestres, mensagens “Devagar escola”, sinalização vertical, velocidade máxima regulamentada e advertência de travessia de escolares. Segundo a PBH, a implantação do projeto será programada conforme disponibilidade de recursos orçamentários.

Pontos destacados

Conforme relatou o vereador Irlan Melo, foram feitas, anteriormente, visitas ao local no início de 2017 e de 2018. Valorizando a realização de intervenções, ele considerou a estrutura adequada, o quadro de pessoal suficiente e o atendimento, de qualidade. Salientando que esse trabalho ainda pode ser ampliado, disse que tentará implantar na PBH o “Projeto porta a porta”, que viabilizará o transporte escolar dos alunos por meio de vans acessíveis, lembrando que hoje as famílias têm que aguardá-los na escola durante o turno de atividades, em função da distância e da dificuldade de acesso.  

“Informaremos à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo as demandas já encaminhadas, para que essas solicitações sejam, em breve, atendidas”, afirmou. O vereador destacou também a importância do apoio da Guarda Municipal a essas demandas, visando dar apoio a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Participaram da visita Eduardo Nascimento, diretor da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, Silma Leila Braga Mota, vice-diretora, Lúcia Gomes Vieira, da equipe de Inclusão Escolar da Diretoria Regional de Educação Oeste, Leonardo Melo, assessor da Regional Oeste, e Ana Paula Ribeiro, da Diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da PBH.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar as condições da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo