AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão discutir acessibilidade do Move

Em pauta espaço para cadeiras de rodas, acessibilidade dos terminais, estações e pontos de parada e entornos

sexta-feira, 25 Abril, 2014 - 00:00
Audiência Pública discutirá acessibilidade do Move - Foto: Portal PBH

Audiência Pública discutirá acessibilidade do Move - Foto: Portal PBH

Na próxima segunda-feira (28/4), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará audiência pública para debater a questão da acessibilidade no BRT (Move) para pessoas com deficiência. Serão discutidos aspectos como: reserva de espaço para cadeiras de rodas, acessibilidade dos terminais, estações e pontos de parada e entornos, além de integração intermodal, comunicação e sinalização. O evento foi requerido pelos vereadores Iran Barbosa (PMDB) e Leonardo Mattos (PV).

Segundo Mattos, o BRT veio para facilitar, mas alguns problemas têm dificultado a acessibilidade dos deficientes. Ele citou como principais  o fato de só caber uma cadeira de rodas nos ônibus, a falta de elevadores nas estações e o piso táctil não satisfatório. “Fizemos um grande levantamento, pontuando vários aspectos que afastam o BRT de uma acessibilidade plena. Também estamos querendo esclarecer para a sociedade e para o deficiente como vai ser o acesso e permitir que ele opine”. Ele também informou que em próximos encontros serão avaliados outros modais, como o metrô.

Foram convidados para o evento representantes das secretarias municipais de Governo e de Obras e Infraestrutura;  Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans); Defensoria Pública Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência; Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos; Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência; Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; União Auxiliadora dos Cegos; Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos; Instituto São Rafael; Federação Mineira Desportiva dos Surdos; Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conped) e Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Superintendência de Comunicação Institucional