SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão aprova visitas ao Hospital do Barreiro e mais 20 centros de saúde

Três audiências públicas e um PL também foram aprovados na reunião

terça-feira, 8 Abril, 2014 - 00:00

Reunida nesta terça-feira (8/4), a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou oito requerimentos para a realização de visitas técnicas a 20 centros de saúde da capital e às obras do Hospital Metropolitano do Barreiro. Foram aprovadas ainda audiências públicas para debater a implantação do ônibus da saúde do estado, avaliar o programa Saúde da Família no município e os riscos à saúde da população no Bairro São João Batista. Projeto de lei que cria programa de informações sobre vítimas de violência recebeu parecer favorável.

As visitas dos vereadores a 20 centros de saúde em diferentes regionais da cidade e às obras do Hospital do Barreiro foram aprovadas por unanimidade pelos cinco membros titulares da Comissão – Veré da Farmácia (PTdoB), Dr. Nilton (PROS), Dr. Sandro (PROS), Bim da Ambulância (PTN) e Pablito (PV). O agendamento das visitas dará continuidade à programação que inclui outras 11 unidades, definidas em requerimentos aprovados na reunião de terça-feira passada (1/4). Conforme acordado pelos vereadores, todas as visitas serão realizadas às terças e quartas-feiras, a partir das 8h30.

Requerida pelo vereador Marcelo Álvaro Antônio (PRP), a visita às obras do Hospital do Barreiro foi agendada para o dia 23 de abril. Nas semanas seguintes, por solicitação de Bim da Ambulância, serão visitados os Centros de Saúde Santa Amélia, na regional Pampulha e Aarão Reis, Etelvina Carneiro e São Bernardo, na Regional Norte (dias 29 e 30/4); Céu Azul e Santa Mônica, na Pampulha, e Mantiqueira, Copacabana e Jardim dos Comerciários, na regional Venda Nova  (dias 6 e 7/5); Guarani, Jaqueline, Jaqueline 2 e Tupi, na Regional Norte (dias 13 e 14/5). Nos dias 20 e 21/5, a requerimento de Veré da Farmácia, a Comissão visitará os Centros de Saúde Bonsucesso, Milionários, Vila Cemig e Urucuia, localizados na Regional Barreiro. As visitas têm a finalidade de avaliar as condições estruturais e de atendimento das unidades.

Audiências avaliarão programas

Também requerida por Veré, audiência pública reunirá no dia 20 de maio a Secretaria Municipal de Saúde e membros dos conselhos distritais e municipais para debater a implantação, na capital, do programa estadual Sistema de Transporte de Saúde (SETS). Em data a ser definida, representantes do Executivo, servidores e usuários debaterão questões relativas ao Programa Saúde da Família (PSF) no município. O encontro foi solicitado por Dr. Sandro.

Aprovada na reunião anterior, foi agendada para o dia 29/4 a audiência pública externa solicitada pelo vereador Dr. Nilton, que avaliará a situação de risco à saúde da população do Bairro São João Batista, em Venda Nova, provocada por um terreno localizado na região. O encontro será realizado às 19h, na Escola Municipal Antônio Ferreira.

Vítimas de violência

Único projeto de lei na pauta, teve aprovado parecer favorável do relator o PL 789/13, de autoria do Delegado Edson Moreira (PTN), que propõe a criação do Programa de Informações sobre Vítimas de Violência no município de Belo Horizonte, com a finalidade de identificar áreas de risco e orientar ações intersetoriais do poder público.

Superintendência de Comunicação Institucional