TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão discutiu medidas para melhorar trânsito na capital

Obras de infraestrutura e situação do transporte coletivo também estiveram em foco

quarta-feira, 30 Janeiro, 2013 - 00:00
Reestruturação do aeroporto da Pampulha foi tema de audiênci pública

Reestruturação do aeroporto da Pampulha foi tema de audiênci pública

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário é responsável por analisar proposições ligadas ao tema da mobilidade e da infraestrutura urbanas. Nesse sentido, ela emite parecer acerca de proposições que enfocam questões como habitação, transporte coletivo, trânsito e programas de obras municipais.

Em 2012, a Comissão realizou 54 reuniões, sendo 40 delas ordinárias e 14 extraordinárias. Do total desses encontros, 16 contaram com a realização de audiências públicas, nas quais os parlamentares discutiram com os cidadãos os problemas do Município.  

No último biênio (2011-2012), a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário coube ao vereador Preto (DEM), enquanto a vice-presidência foi ocupada por Gunda (PSL). Silvinho Rezende (PT) e os ex-parlamentares Fábio Caldeira (PSB) e Carlúcio Gonçalves (PR) também foram membros efetivos da Comissão.

Mobilidade urbana

Ao longo de 2012, a Comissão realizou reunião para debater estratégias para o enfrentamento dos gargalos de trânsito na cidade. Nesse contexto, a implantação do um novo trecho do metrô, ligando a Savassi ao Belvedere, foi tema de audiência pública que ocorreu no dia 25 de novembro.

Os problemas nas linhas de transporte coletivo que atendem ao Bairro São Gabriel também foram pauta de audiência realizada pela Comissão. No encontro, realizado em 3 de junho, moradores pediram mudanças nos pontos finais e nos quadros de horários, além do incremento da fiscalização, realizada pela BHTrans, no serviço oferecido pelas empresas de ônibus.

A proposta de implantação do rodízio de placas em Belo Horizonte, no intuito de desafogar o trânsito da capital, também foi discutida em audiência promovida pela comissão. Na oportunidade, prós e contras da medida foram colocadas em debate, em um encontro que contou com a participação de representantes dos comerciantes e lojistas, além da BHTrans e da Polícia Militar.

Obras e infraestrutura

Além de questões concernentes ao tema da mobilidade urbana, a Comissão também recebeu a população para discutir realização de obras e de transformações na infraestrutura urbana do município. No dia 16 de abril, a interdição e os trabalhos de reestruturação do viaduto do Ponteio, parcialmente destruído por um deslizamento de encosta na região centro-sul, foi tema de audiência pública promovida pela comissão.

No dia 15 de junho, foi a vez de discutir as obras de construção do BRT na Avenida Antônio Carlos e seus impactos no dia-a-dia das pessoas que circulam na região.

Também estiveram no foco da Comissão a reestruturação do aeroporto da Pampulha (20 de março) e a busca de soluções para as constantes inundações nos bairros Santa Terezinha, Itatiaia e adjacências, na Região da Pampulha (22 de maio).

Saiba o que foi debatido nas demais audiências públicas realizadas pela comissão

15 de março - Normas do Edital de Concorrência Pública nº 2/12, relativo ao processo de licitação para a prestação do serviço de transporte por táxi no Município

20 de março - Transferências ilegais de boxes, por permissionários de shoppings populares;

27 de março - Impacto do crescimento desordenado de fábricas e empreendimentos têxteis no bairro Prado;

3 de abril - Aplicação de recursos arrecadados com multas de trânsito em Campanha Educativa e Sinalização;

24 de abril - Potencial e os eventuais impactos da implantação de um centro de convenções no bairro Gameleira;

15 de maio - Impactos viários da construção de um faculdade no bairro Sion;

23 de maio - Evento Virada Cultural, em BH;

29 de maio - Combate ao transporte clandestino ou irregular de passageiros no Município; 

29 de maio - Proposta de oferta de tratamento favorecido e diferenciado à micro e pequena empresa.  

Superintendência de Comunicação Institucional