Bairro São Gabriel

Comunidade quer melhorias no transporte coletivo

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (6/3), vereadores, moradores, BHTrans e representante da PUCMinas discutiram os problemas do transporte coletivo do bairro São Gabriel e adjacências. Representantes da comunidade consideram insuficiente o serviço prestado pelas linhas de ônibus que atendem a região e solicitaram apoio da Câmara para  encaminhar documento à BHTrans. Uma das demandas apresentadas foi a mudança de pontos finais e de quadros de horários.

terça-feira, 6 Março, 2012 - 00:00

A audiência pública desta terça-feira (6/3) foi solicitada pelo vereador Reinaldo – Preto Sacolão (PMDB) à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e discutiu a ineficiência do transporte coletivo no Bairro São Gabriel. A população reclama que o atendimento realizado pelas linhas 3503A, 3502, que circulam na região central; pelas linhas 8350, 811 e 810, que circulam na Estação São Gabriel, e pelas linhas suplementares 53 e 81, utilizadas por alunos da PUC e moradores do bairro, não é suficiente. Com o apoio da Câmara, representantes da comunidade encaminharão suas reivindicações à BHTrans.

“Queremos a mudança de pontos finais e de quadros de horários”, explicou Ricardo de Souza Zeferino, da Associação Bairro Belmonte. Elvis Márcio Cardoso, da Comissão Municipal de Transporte e Trânsito, salientou que o sistema de transporte de integração não supre a necessidade dos moradores.
O vereador Preto Sacolão também considera insuficiente o transporte na região. “Estamos ilhados. Temos acesso somente à linha 3503”, declarou.

Para o técnico de Transporte do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SETRA-BH), Sérgio Cordeiro, os quadros são adequados às demandas e os atrasos não são significativos.

Qualidade X Custo

De acordo com a gerente de Coordenação de Projetos de Transporte da BHTrans, Raquel Gontijo Salum, 22 linhas atendem à região, mas é preciso oferecer à população um transporte de qualidade. “Em meados de 2013, a região será atendida com a implantação do BRT”, informou.
Raquel ressaltou, ainda, que, no Bairro São Gabriel e no Barreiro, a tarifa é local, com troca de linha sem complementação. “Hoje, há um cartão retornável que custa R$ 7,95, com duas tarifas de R$ 2,65. Além disso, o cartão pode ser usado como pagamento na terceira passagem”.

Fiscalização

O presidente da Associação do Bairro Ouro Minas, Arizio Neves , destacou o impacto causado pelo crescimento populacional com a construção de edifícios e de unidade da PUC-Minas. “Com a saturação do transporte coletivo na região, é necessário reforçar a fiscalização do atual quadro de horários”, acrescentou.

De acordo com o coordenador da Conselho Regional de Transporte e de Trânsito (CRTT) da Regional Nordeste – BHTrans, Itamar Bahia, não há como percorrer e fiscalizar todas as linhas.”O usuário é o nosso porta-voz. É ele que nos informará sobre o cumprimento de horários e itinerários”, afirmou Itamar.

Segundo João Carvalho, outro representante da BHTrans que participou da audiência, as linhas que circulam no local atendem 470 passageiros por dia, sendo fiscalizadas e autuadas. “Em 2011, a linha 3502 foi fiscalizada 54 vezes e autuada 45 vezes, com a vistoria de quadro de horários e conforto”.

Encaminhamentos

Ficou definido na audiência que seja feita solicitação à BHTrans e ao SETRA avaliação da real necessidade da comunidade, incluindo a mudança de pontos finais e de quadros de horários.

Será elaborado um documento, a ser entregue em reunião da CRTT na última quinta-feira do mês de março, com as reivindicações dos moradores. Representantes da comunidade dos bairros Ouro Minas, Dom Silvério, Belmonte e São Gabriel também acompanharão, junto aos órgãos competentes, as negociações para a solução do problema.

Superintendência de Comunicação Institucional