HONRA AO MÉRITO

Câmara homenageia delegados da Polícia Civil

Câmara homenageia delegados da Polícia Civil A Câmara Municipal de Belo Horizonte reuniu-se no dia 25 de novembro, às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros, para entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais (Adepolc). A iniciativa partiu do vereador Leonardo Mattos (PV). A reunião foi presidida pela parlamentar Elaine Matozinhos (PTB).
segunda-feira, 30 Novembro, 2009 - 22:00
Câmara homenageia delegados da Polícia Civil A Câmara Municipal de Belo Horizonte reuniu-se no dia 25 de novembro, às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros, para entrega do Diploma de Honra ao Mérito à Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais (Adepolc). A iniciativa partiu do vereador Leonardo Mattos (PV). A reunião foi presidida pela parlamentar Elaine Matozinhos (PTB).

De acordo com o parlamentar, a homenagem tinha por objetivo demonstrar o respeito pela atividade desempenhada pelos delegados da Polícia Civil e reconhecer a atuação da instituição, tanto para seus servidores, quanto para os cidadãos de Belo Horizonte. Leonardo Mattos parabenizou o presidente da entidade, Francisco Eustáquio Rabello, por contribuir para o fortalecimento da categoria e para a melhoria das condições de trabalho e seus membros.

Segundo o vereador, o Diploma de Honra ao Mérito à Adepolc também era uma mensagem para a sociedade, pois a missão dos policiais civis e delegados é a defesa da vida e do patrimônio. “Eles existem para nos proteger e nos dar segurança e, por isso, devem ser reconhecidos pela sociedade”, afirmou Leonardo Mattos.

O presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil, Francisco Eustáquio Rabello, agradeceu a homenagem e disse que o gesto de Mattos era muito relevante, já que ele não era policial e, por isso, não sabia como é o verdadeiro dia-a-dia da categoria. Com essa atitude, o vereador, na avaliação do presidente da Associação, mostra que os políticos e as pessoas comuns podem ser sensíveis à causa dos policiais civis.

Entidade

A Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais (Adepolc) foi fundada no dia 15 de dezembro de 1958 pelos delegados Mário Pinto Correia, José Lúcio Campos Gentil, Helvécio Arantes e Antônio Assis de Lucena com a finalidade de congregar e dar assistência aos delegados de polícia de todo o Estado de Minas Gerais, atuando em defesa de seus direitos e interesses.

A Associação obteve várias conquistas e, durante os 10 anos da administração do então presidente Reinaldo José de Magalhães, a categoria conseguiu o status de carreira jurídica para os delegados civis, assegurada pela Constituição Federal de 1988, e a reforma do Balneário em Itaoca, destinado ao lazer dos associados.

A entidade possui hoje cerca de 1.600 filiados. De acordo com o gerente administrativo da Adepolc, Antônio Alves da Silva, entre as metas do atual mandato figuram o reconhecimento, como carreira jurídica, da atividade de delegado (status que a categoria perdeu); exigência do3º grau como requisito para ingresso na carreira; aumento salarial; implantação de subsídios; adicional de periculosidade; e hora extra.

Estiveram presentes à reunião, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, o delegado-geral de Polícia, Marco Antonio Monteiro de Castro; o chefe-adjunto da Polícia Civil de delegado-geral de Polícia Jairo Lelis Filho; o 2º vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia, Marcos Aurélio Assunção; o chefe do Departamento Nacional de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG), Oliveira Santiago Maciel;  o diretor da ADEPOLC, Cylton Brandão; e o coordenador da 23ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Justiça da Infância e Juventude de Belo Horizonte, o promotor de Justiça Celso Penna Fernandes Júnior.

Também participaram da solenidade, o vice-diretor da Associação dos Delegados da Polícia Federal de Minas Gerais, Ildeu da Silva Nery, representante do superintendente regional do Departamento da Polícia Federal de Minas Gerais, Rodrigo Teixeira;  o ex-secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, o delegado-geral José Antônio Moraes;  o presidente da Cooperativa dos Servidores da Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, Orlando Antunes de Oliveira;  o representante da Associação da Polícia Civil de Minas Gerais, Célio Barbosa Rodrigues;  e o diretor-geral do Hospital da Polícia Civil, Jorge Sarsur Neto, entre outras autoridades.
 
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).