EDUCAÇÃO E CULTURA

Marcela Trópia e Professora Marli revezarão direção da comissão no biênio

Eleição para 2023/2024 contou com uma chapa e teve a unanimidade dos votos. Reuniões serão às quartas-feiras, às 9h

sexta-feira, 3 Fevereiro, 2023 - 11:45

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (3/2), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo definiu, por meio de votação, que os postos de presidente e vice-presidente do colegiado no biênio 2023/2024 serão ocupados, respectivamente, pelas vereadoras Marcela Trópia (Novo) e Professora Marli (PP). Também ficou definido que haverá revezamento nos cargos, e em 2024, os postos serão invertidos, quando Marli ocupará a presidência e Marcela a vice. A eleição contou com chapa única e a escolha se deu por unanimidade. Por meio de votação também foi decidido que as reuniões do colegiado ocorrerão às quartas-feiras, às 9h30, no Plenário Camil Caram. Após a escolha, Marcela Trópia agradeceu a confiança das colegas, ressaltou que o trabalho do biênio anterior trouxe muitos frutos para a cidade e disse acreditar que será um ano de muito trabalho e com pautas propositivas para Belo Horizonte. 

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo é um colegiado permanente que reflete, debate e trabalha assuntos importantes para a cidade, dentre eles as políticas e os sistemas municipais de educação e de cultura; a política para o patrimônio histórico-geográfico, arqueológico, cultural, artístico, científico e arquivístico; a promoção da educação física, do esporte e do lazer e a política para o desenvolvimento do turismo.

Ao parabenizar Marcela Trópia pela presidência, Cida Falabella (Psol), que em legislatura anterior já ocupou a direção da comissão, lembrou que o colegiado trata de diversos temas, como a cultura, na qual tem experiência e atuação e que BH tem relevância internacional no assunto. “Gostaria de reiterar minha luta, não só pela educação, porque sou professora, mas também pela arte e cultura. Estou nesse campo desde muito jovem e são mais de 40 anos de serviços prestados aí”, afirmou. Já Marcela Trópia agradeceu o cumprimento e se disse feliz com a chegada da parlamentar do Psol que tanta experiência tem na área da cultura. “Perdemos o Rubão, mas ganhamos você Cida, para poder fazer esse trabalho com a cultura, que realmente nós não conseguimos abraçar porque a educação tomou conta com a pauta com do fechamento das escolas, da volta às aulas e do debate sobre a evasão”, declarou a parlamentar, dizendo ainda contar também com o vereador Álvaro Damião (União) para tratar da pauta do esporte.

Formada por cinco membros efetivos e cinco suplentes, além de fiscalizar as ações do Executivo, discutir e opinar sobres projetos de lei, orientando as votações em Plenário, é papel da comissão realizar audiências públicas e debates sobre temas de interesse da sociedade, solicitar informações e promover visitas técnicas para conhecer de perto a realidade do município. Para o próximo biênio, além das parlamentares e do parlamentar anteriormente citados, a vereadora Flávia Borja (PP). Como suplentes foram indicados Uner Augusto (PRTB), Léo (União), Marcos Crispim (PP), Marilda Portela (Cidadania) e Rubão (PP).

Participaram da reunião as vereadoras Marcela Trópia, Cida Falabella, Professora Marli e Flávia Borja.

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo