EDUCAÇÃO E DESPORTO

Comissão vai fiscalizar funcionamento de Emeis e situação de campo de futebol

Agendadas visitas técnicas à Emei Vila Apolônia e ao Campo do Brasilina. Emei Jardim Vitória III é alvo de pedido de informação

quinta-feira, 25 Novembro, 2021 - 16:45
Quatro mulheres dividem tela de computador em reunião remota.

Foto Abraão Bruck/CMBH

A reforma da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vila Apolônia, em Venda Nova, e a possibilidade de implementação de ensino fundamental na Emei Jardim Vitória III, na Região Nordeste, motivaram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo a aprovar, nesta quinta-feira (25/11), visita técnica no dia 1º de dezembro e pedido de informação à Prefeitura. A falta de manutenção do Campo do Brasilina, espaço dedicado à prática de esportes e lazer no Bairro Sagrada Família, também será verificada pela comissão em visita técnica no dia 3 de dezembro. 

Educação infantil

A visita técnica à Emei Vila Apolônia foi solicitada pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Nely Aquino (Pode) com o objetivo de verificar a obra de reforma do prédio. A atividade está agendada para o dia 1º de dezembro, na Rua Marrocos, 614, Bairro Jardim Leblon, em Venda Nova. Serão convidados para acompanhar a visita os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e de Educação, Ângela Dalben, o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa, o coordenador de Administração Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu, e a diretora da Emei Vila Apolônia, Rosilene Celeste S. de Oliveira.

Pedido de informação apresentado por Iza Lourença (Psol) questiona a secretária de Educação, Angela Dalben, sobre a proposta de implementação de turma de 1° ano do ensino fundamental na Emei Jardim Vitória III, situada em bairro homônimo. A vereadora conta que existe o temor de pais de alunos e da comunidade docente a respeito da extinção gradual do atendimento de educação infantil conforme ocorra a progressão dos alunos aos anos seguintes. Iza Lourença solicita, ainda, dados sobre fluxo escolar de atendimento sobre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental que levaram a construir essa estratégia de atendimento, e pergunta se a proposta foi discutida com o colegiado e as professoras da referida escola. A Secretaria de Educação também deverá responder se há outras escolas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental que atendam à mesma comunidade. 

Campo esportivo

As condições do Campo do Brasilina, na Praça Marco Antônio de Menezes, no Bairro Sagrada Família, serão verificadas em visita técnica no dia 3 de dezembro, às 10h, solicitada por Wilsinho da Tabu (PP). Segundo o vereador, a comunidade feito reclamações recorrentes sobre o estado do equipamento: grama solta, refletores queimados e bebedouro estragado. Os usuários do campo demanda tela de proteção, reabertura do portão pela Cabrobó, rede de vôlei, luz da quadra de areia e vigilância no entorno dos espaços esportivos. Devem acompanhar a visita o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, a secretária municipal adjunta de Esportes e Lazer, Maria Luisa de Oliveira Resende, e o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto. 

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Marcela Trópia (Novo), Flávia Borja (Avante), Macaé Evaristo (PT) e Professora Marli (PP). 

Superintendência de Comunicação Institucional

39ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo