AUDIÊNCIA PÚBLICA

Autorização para corte de 9 mil árvores na Região do Barreiro em debate

Conforme requerimento, licença teria sido dada à Vallourec, que negou relação com supressão da vegetação

sexta-feira, 12 Novembro, 2021 - 10:15

Foto: Pixabay

Com o objetivo de debater o processo que resultou no licenciamento do corte de 9 mil árvores na Região do Barreiro, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza audiência pública na próxima terça-feira (16/11), às 13h40, no Plenário Paulo Portugal. De acordo com o requerimento da reunião, assinado por oito vereadores, a autorização teria sido dada à Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S/A para a construção de galpões que abrigarão atividade industrial. A audiência ocorrerá de forma remota e a população poderá participar do debate enviando perguntas e/ou sugestões por meio de formulário disponível aqui.

De acordo com informações trazidas à comissão, uma matéria jornalística veiculada no último dia 25 de agosto repercutiu a extração das árvores que seria feita pela empresa, que tem sede no Barreiro. Após a publicação de reportagem noticiando a aprovação do requerimento da audiência, em contato com a Superintendência de Comunicação Institucional, a Vallourec informou que não possui relação com as atividades desenvolvidas no local, tampouco com o pedido de supressão da vegetação no terreno. Segundo a empresa, trata-se de uma área locada para terceiros, sendo de total responsabilidade da locatária o cumprimento das medidas compensatórias estipuladas pelos órgãos ambientais. A Vallourec disse que já solicitou a retirada de seu nome do processo tanto à Prefeitura de Belo Horizonte quanto à empresa locatária, estando no aguardo dessa medida.

São autores da audiência Wanderley Porto (Patri), Iza Lourença (Psol), Duda Salabert (PDT), Helinho da Farmácia (PSD), Henrique Braga (PSDB), Professor Claudiney Dulim (Avante), Professor Juliano Lopes (Agir) e Wesley (Pros). O encontro deve contar com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), Mário de Lacerda Werneck Neto, do presidente da Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, Fernando Benício, além de representantes da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil.

Superintendência de Comunicação Institucional