AUDIÊNCA PÚBLICA

Índice de avaliação da Educação Básica é tema de audiência desta quinta

Debate acontece no âmbito da Comissão de Educação; Município não alcançou a meta projetada para o biênio 2018/2019

quarta-feira, 30 Setembro, 2020 - 19:00
sala de aula da educação infantil. alunos ocupam seus lugares. Professora escreve no quadro.

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a qualidade da educação pública nas escolas municipais de BH estão em pauta na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. O tema será discutido em audiência pública, na manhã desta quinta-feira (1º/10), às 10h30, no Plenário Camil Caram.

Para o encontro, foram convidados a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Bernadete Quirino; a Promotora de Justiça do Ministério Público/MG, Daniela Yokoyama; a Diretora da Faculdade de Educação FAE/UFMG, Professora Daisy Moreira Cunha, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH) e do Fórum Municipal Permanente de Educação. A audiência pública é aberta à participação de todos e os interessados já podem enviar suas perguntas por meio deste link.

Fluxo escolar e média nas avaliações

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos sobre a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é ligado ao Ministério da Educação (MEC), e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O índice varia de zero a dez e é considerado um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação, servindo como ferramenta para o acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Meta não atingida

O Ideb é medido a cada dois anos e o resultado de 2019 foi divulgado no último dia 15 de setembro. De acordo com os dados apresentados pelo INEP, Belo Horizonte teve queda em seus índices e não atingiu a meta projetada, que era de 6.4, ficando em 6.0, nas avaliações feitas nas séries iniciais (1º ao 5º ano) do Fundamental, da rede municipal de ensino. Também os resultados da 8ª série e do 9º ano da rede local ficaram abaixo da meta projetada, que era de 5.4 e ficaram em 4.7. Este já é o terceiro ano consecutivo em que a meta de 8ª série e 9º ano não é alcançada. Nos anos de 2015 e 2017 os índices também ficaram abaixo do projetado.

Superintendência de Comunicação Institucional

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