Plenário

Operação para implantação do IFMG no Barreiro é aprovada em 1º turno

Votação definitiva, em 2º turno, está prevista para a próxima quarta (27), em nova reunião extraordinária

segunda-feira, 25 Agosto, 2025 - 16:45

Foto: Denis Dias/CMBH

Parlamentares aprovaram, em reunião extraordinária do Plenário nesta segunda-feira (25/8), proposta que viabiliza a construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na Região do Barreiro. O Projeto de Lei (PL) 396/2025, que cria a “Operação Urbana Simplificada (OUS)” para a implantação do novo campus, foi aprovado por unanimidade em 1º turno, com 40 votos. De autoria do Executivo, a proposta teve discussão acelerada na Casa, com parecer conjunto das comissões de mérito. Isso porque existia o risco de que as verbas para a construção do instituto pudessem ser perdidas, segundo relatou Dr. Bruno Pedralva (PT). A votação em 2º turno do PL 396/2025 está prevista para a próxima quarta-feira (27/8), em nova reunião extraordinária do Plenário, prevista para as 14h30. A aprovação definitiva depende do voto favorável de pelo menos 28 votos parlamentares.

Conquista histórica

Dr. Bruno Pedralva disse que a construção de um IFMG no Barreiro trata-se de uma "conquista histórica", não só para a regional, mas "para todas as periferias de Belo Horizonte”. Segundo o vereador, será a primeira vez que uma área periférica da capital terá um instituto federal com educação pública de nível técnico e universitário "de qualidade". Ele agradeceu a tramitação célere do projeto e afirmou que o IFMG já tem R$ 2 milhões em caixa para iniciar as obras; e por isso é importante aprovar rapidamente o PL 396/2025. Líder do governo, Bruno Miranda (PDT) fez coro ao colega e pediu que os vereadores assinassem um requerimento abrindo mão do prazo de emendas de redação, para que a proposta possa ser sancionada "o mais rápido possível" pelo Executivo.

“A gente 'pisar no acelerador' para garantir a aprovação desse PL é uma obrigação de todo mundo que quer realmente desenvolver com soberania a nossa cidade, e garantir oportunidade para juventude poder se formar, estudar, fazer ciência e trabalhar com dignidade e qualidade”, declarou Dr. Bruno Pedralva.

Pedralva também ressaltou que o projeto em questão não altera o Plano Diretor da cidade, já que existe um dispositivo na lei que permite que alterações até a dimensão necessária para a construção do instituto sejam feitas sem necessidade de modificar a legislação vigente.

Novo campus

O IFMG é uma instituição de ensino pública ligada ao Ministério da Educação. Ele integra a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e oferta cursos técnicos e de nível superior de forma gratuita. O campus Belo Horizonte será o 18° da instituição no estado. A expectativa é de que sejam ofertadas mais de 1,5 mil vagas em cursos nas áreas de meio ambiente e saúde. O objetivo é atender à grande procura por formação técnica nesses setores, em especial para os cursos integrados ao ensino médio.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de BH, o campus oferecerá cursos técnicos de análises clínicas; enfermagem; farmácia; nutrição e dietética; radiologia; cuidado de idosos, entre outros. O ingresso para os cursos técnicos e superiores será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou dos processos seletivos próprios da instituição, que ocorrem duas vezes por ano.

Além da oferta acadêmica, o campus implementará o Programa Institucional de Esporte e Lazer do IFMG, para a promoção de práticas esportivas, atividades culturais e de lazer para estudantes e comunidade em geral.

“A Operação Urbana Simplificada, além de proporcionar a ampliação da oferta pública e gratuita de educação profissional, técnica e tecnológica de qualidade no município, garante a adequada inserção urbana do empreendimento e contribui para o desenvolvimento social e econômico da Regional Barreiro”, afirma o Executivo na justificativa do projeto.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Plenário