Melhores condições de trabalho para garis em BH é tema de debate na quarta (27)
Equipamentos de proteção, treinamentos e campanha contra a discriminação estão entre os assuntos em pauta

Foto: Adão de Souza/PBH
A valorização e o respeito aos garis de Belo Horizonte serão discutidos em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na quarta-feira (27/8). A necessidade de melhorias nas condições de trabalho desses profissionais e o fortalecimento da atuação da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) são alguns dos temas na pauta do debate. Segundo Dr. Bruno Pedralva (PT), solicitante da audiência, o “trágico assassinato" do gari Laudemir de Souza Fernandes”, durante o exercício de sua função, foi o que motivou o encontro. Na lista de convidados estão representantes do Executivo municipal, sindicatos e empresas de coleta de resíduos e limpeza urbana. A audiência ocorrerá no Plenário Helvécio Arantes, às 9h15, e pode ser acompanhada presencialmente ou de forma remota, pelo portal ou canal da Câmara no YouTube.
Falta de reconhecimento
Para Dr. Bruno Pedralva, a morte do gari Laudemir de Souza Fernandes expõe a realidade frequente vivenciada pelos garis. Segundo o parlamentar, apesar de serem profissionais essenciais para a saúde pública e qualidade de vida na cidade, os trabalhadores da limpeza urbana sofrem com a falta de reconhecimento e más condições de trabalho. "Esse caso não é isolado e revela a vulnerabilidade e a falta de reconhecimento enfrentadas pelos garis. Eles trabalham em condições de risco, muitas vezes sem o devido respeito da população, e sem políticas públicas que garantam sua segurança e dignidade", afirma Dr. Bruno Pedralva. Laudemir Fernandes foi assassinado na manhã do dia 11 de agosto, enquanto exercia sua função no bairro Vista Alegre, Região Oeste da capital. O crime teria sido motivado por uma briga de trânsito.
“Esta audiência é uma oportunidade para transformar indignação em ação, garantindo que os garis recebam o respeito e a valorização que merecem, com políticas concretas e investimentos adequados. A cidade só será verdadeiramente limpa e justa quando seus trabalhadores forem tratados com a dignidade que seu trabalho exige”, afirma o parlamentar.
A audiência pública pretende discutir a necessidade de melhorias nas condições de trabalho destes profissionais - como equipamentos de proteção, treinamento adequado e campanhas de conscientização para combater a discriminação; e a alocação de recursos públicos para reajustes salariais, infraestrutura operacional e apoio às famílias de vítimas de violência. A pauta da reunião inclui ainda o debate sobre a necessidade de avaliação dos contratos de terceirização e o fortalecimento da atuação da SLU, em parceria com órgãos de fiscalização e segurança.
Convidados
Para debater o assunto, foram convidados o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; o secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro; e o deputado federal e presidente da Comissão de Finanças Públicas da Câmara Federal, Rogério Correia (PT-MG). A reunião deve contar também com a presença de representantes da SLU, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindibel) e do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio, Conservação, Higienização, Desinsetização, Portaria, Vigia e dos Cabineiros de Belo Horizonte (Sindeac). Representantes de empresas ligadas à coleta de resíduos e limpeza urbana também estão na lista de convidados.
Superintendência de Comunicação Institucional