VISITA TÉCNICA

Vereadores vão à ALMG articular com deputados atuação por direitos humanos

Objetivo é discutir como lidar com casos de violência praticados por agentes de segurança pública

segunda-feira, 28 Agosto, 2017 - 15:45

Foto: Marcelo Martins / Portal PBH

Com o objetivo de discutir como lidar, no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara de BH, com casos de violência praticados por agentes de segurança, o colegiado vai realizar visita técnica à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima quarta-feira (30/8), às 11h. Após denúncias de agressões cometidas pela Polícia Militar, vereadores pretendem articular o debate junto aos deputados, uma vez que as políticas de segurança pública são de competência do governo estadual. O requerimento para a atividade foi apresentado pela vereadora Áurea Carolina (Psol) e os vereadores Pedro Patrus (PT) e Gabriel (PHS).

Casos recorrentes de denúncias de agressões, cometidas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), são levados à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara de BH. Ações truculentas, acusações, difamações, ameaças e preconceito são relatados pelos cidadãos, que alegam conviver constantemente com sensação de insegurança frente à atuação dos agentes públicos. 

Durante a atividade, será articulado um debate junto aos membros da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, uma vez que as políticas de segurança pública são de competência do governo estadual.  De acordo com os parlamentares, a expectativa é que a segurança pública possa ser vista sob a ótica da prevenção e capacitação dos agentes, com enfoque na cidadania.

Superintendência de Comunicação Institucioanal