NOVA TEMPORADA

Preservação das áreas verdes é tema do podcast BH Legal

O programa apresenta, em três episódios, inciativas da CMBH para proteção da fauna, da flora e das nascentes da capital mineira

sexta-feira, 1 Agosto, 2025 - 16:00

Imagem_Secvis_Supcin

Em 17 de julho é celebrado o Dia de Proteção às Florestas, conforme decreto federal. O objetivo é ressaltar a importância da preservação das florestas para a qualidade de vida em nosso país. Buscando chamar atenção para o tema e conscientizar as pessoas sobre a relevância das matas, a sétima temporada do BH Legal reúne medidas originadas na Câmara Municipal para proteger as áreas verdes de Belo Horizonte. Leis e projetos que visam a conservação destes locais e a ampliação dos parques ambientais da cidade são abordados em três episódios, disponíveis no Spotify, Amazon, Deezer, Pocket Casts e no Portal da CMBH.

Valor ecológico

O episódio de estreia da temporada apresenta três leis que declaram o valor ecológico, paisagístico, cultural e comunitário da Mata do Planalto, da Mata Lareira e da Mata do Jardim América. Juntas estas regiões somam mais de 250 mil metros quadrados, e abrigam diversas espécies de árvores, nascentes e diferentes animais. O episódio traz declarações de vereadores e de pessoas da sociedade civil organizada que luta pela preservação destas áreas. Os representantes dos coletivos ligados às regiões destacam a importância destes espaços para Belo Horizonte e da atuação do legislativo municipal nos esforços de proteção às áreas verdes.

Proteção das árvores

O segundo episódio aborda a Lei 11735/2024, que determina a publicação, em meio eletrônico oficial, de autorização ou licença ambiental para supressão de árvore ou área verde em BH. O programa também apresenta o projeto de lei que autoriza a realização do Inventário de Arborização Urbana do Município. E ainda é assunto do episódio, o PL que determina a obrigatoriedade de proteção às mudas de árvores durante a execução de serviços de roçada e limpeza por entidades contratadas pela administração pública. Ambientalistas e parlamentares falam sobre as iniciativas que garantem mais controle social à supressão de árvores e áreas verdes, além da proteção às mudas plantadas em áreas públicas.

Parque ecológico

Fechando a temporada, o terceiro episódio traz o projeto de lei que objetiva a criação do Parque Ecológico do bairro Diamante. A medida busca assegurar a preservação, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades educativas nessa área. Projeto que declara o valor ecológico, paisagístico e cultural da área conhecida como Mata da Izidora também é assunto do último episódio da temporada. O espaço é uma das maiores áreas verdes contínuas do município e tem sofrido com poluição e ocupações irregulares. Além dos autores das proposições, o programa escuta especialistas no tema.

Superintendência de Comunicação Institucional