AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores do Bairro Belvedere reclamam de problemas gerados por eventos locais

Região apresenta excesso de eventos que causam problemas como congestionamentos, barulho excessivo e falta de segurança

segunda-feira, 4 Março, 2024 - 14:45
Foto de avenida do Bairro Belvedere, durante o dia.

Foto: Google/Street View

Os excessos dos eventos realizados no Bairro Belvedere serão tema audiência pública realizada pela Comissão de Administração Pública na próxima quarta-feira (6/3), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Congestionamentos, estacionamentos em locais proibidos, barulho excessivo e falta de limite em relação ao horário dos eventos foram alguns dos problemas apontados pelos moradores da região. Solicitada por Roberto da Farmácia enquanto suplente de Professor Claudiney Dulim (Avante), a reunião será  transmitida aqui no Portal da CMBH ou pelo Canal da Câmara no YouTube. Dúvidas, comentários e sugestões sobre o debate podem ser encaminhados por meio deste formulário até o final da reunião.

No texto do requerimento, Roberto da Farmácia afirma que a recorrência de eventos com grande número de pessoas e veículos no Belvedere tem gerado desconforto aos moradores locais. De acordo com ele, a região tem sido afetada negativamente pelo aumento de festas, shows e competições esportivas, que geram tumulto e barulho excessivo, perturbando a paz local. Roberto enumera fatores que prejudicam o bem-estar dos moradores do bairro, como eventos que duram até altas horas da noite e a falta de infraestrutura adequada para acomodar os veículos, o que provoca estacionamento em locais proibidos. Ele acrescenta que a degradação do espaço público e a preocupação com a segurança pública são outros efeitos indesejados. 

Nesse contexto, Roberto da Farmácia conta que os moradores do bairro solicitam que autoridades competentes tomem medidas para regulamentar e controlar a realização de eventos na área. Entre as medidas solicitadas, ele cita a limitação do número de eventos permitidos por mês, a delimitação de horários de encerramento para eventos noturnos, o controle do volume de música e o reforço da fiscalização. “A comunidade está disposta a colaborar com as autoridades e com os organizadores dos eventos para encontrar soluções que respeitem os interesses dos envolvidos e preservem a paz e a qualidade de vida no Bairro Belvedere. A esperança é que medidas apropriadas sejam tomadas para restaurar a harmonia na comunidade”, conclui.  

Os convidados sugeridos são representantes das Secretarias Municipais de Governo, de Segurança e Prevenção, de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, de Política Urbana, da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTrans) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Também estão previstas as presenças de representantes do Jornal Belvedere, da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB) e da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB), comerciantes e empresários da região.

Superintendência de Comunicação Institucional