SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão questiona apoio da PBH ao Sofia Feldman, com déficit financeiro

Secretário de Saúde afirmou em audiência pública conhecer problemas de gestão da entidade, mas disse não ter ciência de outras dificuldades

quarta-feira, 16 Março, 2022 - 17:30
Dois vereadores e uma vereadora dividem tela de computador em reunião remota.

Aberta em 2020, a unidade do Hospital Sofia Feldman no Bairro Carlos Prates corre o risco de fechar por falta de verbas. Embora a quantidade de atendimentos seja significativa (mais de 37 mil em 2021), os recursos não são suficientes para o funcionamento pleno do equipamento, financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da situação, a Comissão de Saúde e Saneamento quer saber se a Prefeitura repassa recursos ao hospital e se já ofereceu outro tipo de suporte à entidade, que estaria acumulando dívida mensal de R$ 2,6 milhões. O envio desse pedido de informação foi aprovado nesta quarta-feira (16/3), quando a comissão também decidiu questionar o Executivo sobre o não fornecimento de vales-transporte aos terceirizados da Secretaria Municipal de Saúde e sobre gastos com a reforma do Centro de Saúde Milionários. Foram agendadas duas audiências públicas para tratar da construção de Unidades de Pronto atendimento (Upas) e Centros de Referência em Saúde Mental (Cesrams), e abordar a conscientização sobre a doença neuromielite óptica. O funcionamento do Centro de Saúde Minas Caixa será conferido em visita técnica. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Fernanda Pereira Altoé (Novo) assina pedido de informação ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, a respeito do déficit orçamentário do Hospital Sofia Feldman. De acordo com a vereadora, questionado sobre as dificuldades do hospital durante audiência pública de apresentação de contas do SUS em BH, o gestor afirmou que a entidade filantrópica que presta serviços públicos “tem problemas importantes e internos de gestão”. Fernanda relata que o secretário declarou na audiência ter oferecido um administrador hospitalar para a entidade, ajuda que teria sido recusada. Ela ainda destaca o seguinte trecho da fala de Jackson: “até o momento não me cientificaram de nenhuma outra dificuldade que pudessem estar tendo. Assim que receber alguma notificação do hospital, eu vou ver o que é possível fazer". Diante das afirmações, a vereadora pergunta quais seriam os problemas de gestão mencionados pelo secretário, se o hospital recebe ou já recebeu recursos da Prefeitura e quais os motivos elencados pela gestão do Sofia Feldman para a recusa da disponibilização de um administrador hospitalar. Fernanda Pereira Altoé esteve na unidade Carlos Prates do hospital, em visita técnica da Comissão de Mulheres.

O secretário municipal de Saúde também será questionado sobre os gastos com a reforma do Centro de Saúde Milionários. Professor Juliano Lopes (Agir) pergunta qual empresa está executando o serviço, valores e intervenções realizadas. Segundo o vereador, não foi afixada placa com os valores referentes à obra, o que fere o princípio da transparência.  

Trabalhadores sem vale-transporte

requerimento de José Ferreira (PP), a secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco, deverá responder à comissão sobre suposta falta de concessão do benefício de vale-transporte aos colaboradores contratados vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

Audiência pública vai discutir a construção das Upas Nordeste, Noroeste, Pampulha e Cersams Oeste e Venda Nova no dia 23 de março, às 13h, conforme solicitação de Dr. Célio Frois (Cidadania). Já a discussão sobre conscientização da doença neuromielite óptica, requerida por Professora Marli (PP), foi agendada para o dia 30 de março, às 13h. A pedido de Cláudio do Mundo Novo (PSD), a comissão fará visita técnica ao Centro de Saúde Minas Caixa no dia 23 de março, às 10h, para verificar seu funcionamento, quadro de profissionais e ouvir usuários. 

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Dr. Célio Frois, Bim da Ambulância (PSD), Léo (União) e os suplentes Wilsinho da Tabu (PP) e Flávia Borja (Avante). 

Superintendência de Comunicação Institucional

6ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento