VISITAS TÉCNICAS

Centro de saúde e UPA da Região Leste serão vistoriados nesta segunda

Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, no Horto, e a UPA Leste, no Bairro Vera Cruz, serão analisados pela Comissão de Saúde

segunda-feira, 25 Outubro, 2021 - 08:15
UPA Leste

Foto: Breno Pataro/PBH

A semana de trabalhos da Comissão de Saúde e Saneamento começa com duas visitas técnicas a equipamentos de saúde localizados na Região Leste da cidade. Nesta segunda-feira (25/10), às 10h, os vereadores vão vistoriar o Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, localizado na Rua Petrolina, 869, Bairro Horto. Na sequência, às 11h, será a vez de os parlamentares visitarem a Unidade de Pronto Atendimento Leste, que fica na Avenida dos Andradas, 7260, Bairro Vera Cruz. Nos locais, serão observadas a qualidade de atendimento e das instalações, bem como a materialidade e condições de trabalho dos servidores. As duas solicitações são de autoria do vereador Wilsinho da Tabu (PP).

Pandemia evidencia importância do sistema público

Segundo Wilsinho, em função da pandemia de Covid-19, que acometeu todo o mundo, ficou evidente “ainda mais a importância do sistema público de saúde, bem como o comprometimento das equipes de profissionais que estiveram a todo momento à frente no combate à Covid-19”. O parlamentar afirmou ainda, nos requerimentos apresentados, que é necessário que “o poder público reveja as suas estruturas que compõem o sistema de saúde”, e que “cabe ao Poder Legislativo cumprir o seu papel de fiscalizar os atos praticados e a omissão do Poder Executivo em estabelecer as condições necessárias para o funcionamento adequado que cumpra os requisitos satisfatórios para atender à contento toda a população de Belo Horizonte.”

Foram convidados para acompanhar as visitas e prestar informações sobre as unidades Jackson Machado Pinto, secretário Municipal de Saúde; José Henrique de Oliveira Neto, coordenador de Atendimento Regional Leste; Ewerton Lamounier Junior, Diretor Regional de Saúde Leste e Carla Anunciatta de Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Atualmente, existem na Região Leste de Belo Horizonte, 16 centros de saúde que fazem parte da estrutura de atenção primária à saúde na capital. Belo Horizonte conta atualmente com 152 centros de saúde, 589 equipes de Saúde da Família, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. A rede de Urgência e Emergência é composta por nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), um Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno (SUP) e o SAMU.

Superintendência de Comunicação Institucional