ENFRENTAMENTO À COVID

Audiência irá debater situação do setor de eventos no contexto da pandemia

Vereadores querem saber se há previsão para retorno de eventos sociais como casamentos, festas de 15 anos e batizados

sexta-feira, 19 Fevereiro, 2021 - 19:15

Foto: Ernandes Ferreira / CMBH

A situação da área de eventos durante a pandemia, bem como dos eventos sociais de pequeno porte como casamentos, festas de 15 anos, batizados e outras atividades do gênero serão discutidas em audiência pública da Comissão Especial de Estudo - Enfrentamento à Covid-19 no dia 5 de março, às 13h30. A decisão foi tomada em reunião do colegiado ocorrida nesta sexta-feira (19/2), quando também foi aprovado encaminhamento de pedido de informação ao Executivo a respeito da possibilidade de retorno dos eventos sociais e de pequeno porte na capital.

Ciro Pereira (PTB) afirmou que desde março do ano passado não há previsão para o setor de eventos sociais em Belo Horizonte, o que faz com que empresários da área estejam com dificuldades para fechar as contas, bem como para manter seus funcionários. Ele questionou, ainda, por que o setor de eventos não pode voltar a funcionar, seguindo os protocolos necessários, enquanto bares e restaurantes estão em funcionamento. “Ninguém está falando aqui de aglomerar, mas de voltar de maneira consciente”, garantiu o parlamentar, que diz esperar uma resposta positiva da Prefeitura no dia 5, data da audiência.

Bruno Miranda (PDT) defendeu uma discussão profunda e ampla na qual todos os atores envolvidos se sentem à mesa para buscar uma proposta sobre o tema.

Sônia Lansky da Coletiva (PT) defendeu a participação na discussão dos “diversos olhares, perspectivas e interesses que compõem a nossa sociedade”. A parlamentar, que é médica, afirmou que compreende a aflição daqueles que buscam ter sua renda assegurada, seu emprego e o pagamento de suas contas. Ao mesmo tempo, ela lembra que é necessário que sejam analisados os dados da pandemia e que sejam tomadas medidas para ampliar a testagem, prevenir a contaminação, garantir o isolamento social e assegurar os meios necessários para que as pessoas fiquem em casa. 

Convidados

A audiência pública requerida por Professor Juliano Lopes (PTC) e Léo (PSL) ocorrerá de forma remota em observância às medidas de segurança em razão da pandemia da covid-19. Estão convidados representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão; da Secretaria Municipal de Política Urbana; da Secretaria Municipal de Saúde; e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Também estão na lista de convidados representantes da Associação Brasileira de Empresas de Formaturas e Afins (Abeform); da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH/MG); da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta); da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape); da Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (Amee); da Associação de Marketing Promocional (Ampro); da BHC&VB Convention Bureau; do Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindbufe/MG); do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom-MG); da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe); e de empresários do setor que atuam em Belo Horizonte.

Braulio Lara (Novo) falou sobre a necessidade de os representantes da PBH comparecerem à audiência pública. De acordo com ele, o Executivo precisa ouvir e expor sua posição para que seja possível chegar ao melhor resultado. O parlamentar também disse ser necessário que haja um cronograma, um planejamento que evite que os empresários cheguem à insolvência.

O presidente da comissão, Dr. Célio Frois (Cidadania), se comprometeu a, além de fazer o convite formal, telefonar para os convidados com o intuito de assegurar que eles compareçam à audiência.

Pedido de informação

Apresentado por Ciro Pereira, pedido de informação será enviado ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) para saber se há previsão de flexibilização para o retorno do setor de eventos sociais e de pequeno porte em Belo Horizonte. No requerimento, o vereador afirma que “o setor de eventos, denominado setor social, é um dos mais impactados pela pandemia e teve seu faturamento zerado desde março de 2020”.

Participaram da reunião os vereadores Braulio Lara, Bruno Miranda, Ciro Pereira, Dr. Célio Frois e Sônia Lansky da Coletiva.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Enfrentamento à Covid-19