ORÇAMENTO E FINANÇAS

PL que prevê convênios para recuperação de dependentes químicos avança

Proposta de criação de programa para proteção de nascentes também já pode ser anunciada para votação em 2º turno

quarta-feira, 31 Outubro, 2018 - 18:30

Foto: Ernandes/CMBH

Emendas que alteram projetos para combater o uso de drogas ilícitas e para criar o Programa de Cadastro Único de Nascentes tiveram pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas nesta quarta-feira (31/10). Ambos os projetos e suas respectivas emendas já podem vir a ser anunciados para votação, em 2º turno, em Plenário, onde precisarão da anuência de no mínimo de 21 parlamentares para serem aprovados. 

De autoria do vereador Jair Di Gregório (PP), o PL 524/18 autoriza o Município a firmar convênios com instituições públicas e privadas com reconhecidos resultados na recuperação de cidadãos dependentes de drogas ilícitas. De acordo com o projeto, as instituições poderão ser religiosas; de ensino; privadas para recuperação de dependentes químicos; bem como Conselhos Federais e Regionais de Profissionais. As emendas que receberam parecer pela aprovação pretendem suprimir do rol de instituições autorizadas a firmar convênio com o Município as religiosas e as privadas para recuperação de dependentes químicos. De acordo com o relator, vereador Jorge Santos (PRB), as emendas supressivas, que são de autoria das vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella, ambas do Psol, não contrariam os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal no que tange à repercussão financeira, nem geram custos ao Poder Público, daí sua conclusão pela aprovação das mesmas.

Cadastro Único de Nascentes

O PL 440/17 propõe o registro das nascentes existentes na Capital em um banco de dados único, bem como o estímulo a ações de preservação a serem desempenhadas por pessoas físicas, jurídicas e pela administração pública direta e indireta. O projeto, de autoria do vereador Edmar Branco (Avante), também pretende que a Administração Municipal assegure uma certificação honrosa a pessoas físicas e jurídicas que trabalham em prol da proteção das nascentes. Ainda de acordo com a proposição, as nascentes catalogadas deverão receber em suas proximidades placa informativa sobre sua existência. O texto assegura também a possibilidade de se promover a preservação das nascentes por meio de parcerias público-privadas. Contrárias a este último ponto, as vereadoras Áurea Carolina e Cida Falabella, ambas do Psol, apresentaram emenda para suprimir tal possibilidade. Designado como relator pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, o vereador Jorge Santos, apresentou parecer favorável à supressão da possibilidade de promoção de parcerias público-privadas para a preservação de nascentes. O parecer de Santos, que foi aprovado, argumenta que a emenda não contraria os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal no que tange à repercussão financeira, nem apresenta incompatibilidade com o Plano Diretor, com o Plano Plurianual de Ação Governamental, com a Lei de Diretrizes Orçamentárias ou com a Lei Orçamentária Anual.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

36ª Reunião Ordinária - Comissão de Orçamento e Finanças Públicas