AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, abertura de restaurantes populares aos fins de semana e feriados

De segunda à sexta, programa oferece quase dez mil refeições diárias, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade

quinta-feira, 21 Setembro, 2017 - 20:30
Usuários sendo servidos em unidade do Restaurante Popular

Foto: Smasan/Portal PBH

A proposta de ampliar o funcionamento dos restaurantes populares, garantindo que eles funcionem também nos fins de semana e feriados, vai estar em debate na Câmara de BH nesta sexta-feira (22/9). O tema será tratado em audiência da Comissão de Administração Pública, marcada para as 14h, no Plenário Helvécio Arantes. O requerente da reunião é o vereador Pedro Patrus (PT).  

Em atividade desde 1994, os restaurantes populares são mecanismos importantes para a garantia da segurança alimentar em Belo Horizonte. Eles oferecem refeições balanceadas e de baixo custo, beneficiando diretamente as parcelas mais vulneráveis da população, como pessoas em situação de rua e usuários do programa Bolsa Família, que hoje compõe 66% dos frequentadores. De segunda a sexta, quase 10 mil refeições são servidas nas quatro unidades disponíveis na cidade, de acordo com dados divulgados pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, responsável pela gestão do programa.  

A expectativa é que a audiência reúna representantes da sociedade civil e do poder público para discutir a possibilidade de ampliação do serviço, com a abertura nos sete dias da semana, inclusive feriados. Ainda de acordo com Pedro Patrus, a audiência também vai colocar em pauta a regulamentação do programa.

Foram convidados para a reunião, entre outros, representantes da Subsecretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Governo, da Defensoria Pública de Minas Gerais e da Pastoral do Povo de Rua.

Superintendência de Comunicação Institucional