Obras para contenção de alagamentos no Jardim Felicidade em pauta na quarta (10)
Moradores do bairro pedem instalação de gabiões antes da chegada do período chuvoso, já que córrego da região passa por obras

Foto: Arquivo/PBH
A Comissão de Saúde e Saneamento realizará, nesta quarta-feira (10/9), audiência pública para debater a necessidade de realização de obras de contenção de enchentes no bairro Jardim Felicidade, Região Norte de BH. Moradores das Ruas Márcio Lafaiete Coelho e Eudóxia Luzia da Costa pedem a instalação de gabiões, que é um tipo de estrutura metálica armada, preenchida com pedras, e utilizada em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias. A intenção é evitar alagamentos durante o período de realização da obra de contenção que está em curso nas margens do Córrego Catulo da Paixão Cearense. Solicitada por Cleiton Xavier (MDB), a audiência está prevista para as 13h, no Plenário Helvécio Arantes, e deve reunir representantes do Executivo municipal. O encontro pode ser acompanhado ao vivo ou de forma remota, pelo portal ou canal da Câmara no YouTube.
No requerimento em que solicita o encontro, Cleiton Xavier aponta que os moradores da Rua Márcio Lafaiete Coelho têm enfrentado "alagamentos recorrentes", que dificultam a circulação de pedestres e veículos no local. Falhas no sistema de esgotamento sanitário e ausência de iluminação pública, que contribuem para a "insegurança e vulnerabilidade da comunidade local”, também são pontos mencionados. Já na Rua Eudóxia Luzia da Costa, os moradores reclamam do desmoronamento parcial de seus terrenos em decorrência da força das enxurradas.
“As constantes chuvas têm agravado ainda mais essa situação, ocasionando novos deslizamentos e expondo os moradores a riscos de danos materiais e até mesmo à integridade física”, destaca Cleiton Xavier.
Além do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, foram convidados a participar do evento os secretários municipais de Governo e de Obras e Infraestrutura, Guilherme Catundra e Leandro César Pereira; o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leonardo Gomes Neto; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Leite; o subsecretário de Regulação Urbana, Daniel Assis Silva; a coordenadora de Administração Regional Norte, Simone Andere; e o diretor-presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria.
Superintendência de Comunicação Institucional