VISITAS TÉCNICAS

CPI vai conferir tratamento da água e despejo de resíduos na Lagoa da Pampulha

Além da Estação de Tratamento, parlamentares vão fiscalizar ponto de chegada do Córrego Sarandi e ferros velhos próximos à represa

sexta-feira, 5 Abril, 2024 - 15:15
Imagem do espelho d'água da Lagoa da Pampulha

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pampulha, que investiga os contratos de limpeza e manutenção das águas da Lagoa, farão visitas técnicas sequenciais a três pontos distintos da orla na próxima terça-feira (9/4). As vistorias, requeridas pelo relator da Comissão, Braulio Lara (Novo), devem contribuir para uma melhor compreensão das ações realizadas na Estação de Tratamento do Parque Ecológico da Pampulha (ETA/PEP), no ponto de chegada do Córrego Sarandi e em ferros-velhos próximos, com o intuito de avaliar o que que está sendo feito e o que ainda pode ser feito para impedir a contaminação dos afluentes e da represa. O ponto de encontro será às 9h30, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.111, em frente à Portaria ll da Toca da Raposa.

O primeiro ponto a ser fiscalizado será a Estação de Tratamento de Água do Parque Ecológico. Construída em 2003, a ETA/PEP complementa o trabalho da Estação de Tratamento de Águas Fluviais (ETAF) Ressaca e Sarandi, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável pelo tratamento da água “bruta”que chega à Lagoa da Pampulha. De acordo com a Prefeitura, o tratamento resulta em uma água com qualidade “classe 2”, ou seja, que pode ser utilizada para natação ou banho, e hoje responde pela irrigação de uma área gramada de 245 mil m2, que representa cerca de 80% do Parque.

Em seguida, às 10h30, os parlamentares vão vistoriar o ponto em que o Córrego Sarandi encontra a represa, na altura do número 710 da Avenida Otacílio Negrão de Lima. Por fim, às 11h, a equipe vai percorrer ferros-velhos localizados na Avenida Clóvis Salgado, no Bairro Bandeirantes, a partir do nº 1180, para observar in loco se ocorre despejo de resíduos desses estabelecimentos no afluente, contaminando a Lagoa.

Investigação continua

Instalada em julho de 2023, a nova CPI da Lagoa Pampulha (a primeira foi encerrada sem indiciamentos ou comprovação de atos ilícitos) foi autorizada no final de dezembro do ano passado a partir de decisão da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). Os trabalhos haviam sido suspensos dois dias depois da formação do colegiado, por força de liminar concedida pela Justiça à Prefeitura de BH, que questionou a abertura do novo inquérito.

Superintendência de Comunicação Instituciona