LAGOA DA PAMPULHA

CPI marca visita técnica dia 26 de março para avaliar trabalho de desassoreamento

Colegiado pediu inteiro teor de processo de licitação por inexigibilidade para confrontar com fala de secretário

sexta-feira, 15 Março, 2024 - 11:45
Imagem de Braulio Lara presidindo a reunião da CPI

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Em reunião nesta sexta-feira (15/3), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - Pampulha aprovou a realização de visita técnica no dia 26 de março, às 9h, para verificar como está o trabalho de recomposição do espelho d'água. Os parlamentares também aprovaram um pedido de informações à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) solicitando o inteiro teor do processo de contratação, por inexigibilidade de licitação, do Consórcio Pampulha Viva para limpeza da lagoa; o objetivo é confrontar os dados com a declaração do secretário responsável pela pasta, Leandro Cesar Pereira. Em depoimento à CPI, o gestor afirmou que a realização do contrato sem licitação foi orientada por avaliação técnica de servidores de carreira da Prefeitura de BH, especializados na área. 

A pedido de Braulio Lara (Novo), a comissão vai vistoriar as estradas de serviço construídas durante os trabalhos de desassoreamento da Lagoa da Pampulha para verificar como está a recomposição do espelho d'água após a finalização do serviço. Marcada para o dia 26 de março, às 9h, a visita terá como ponto de partida a Avenida Otacílio Negrão de Lima, em frente ao número 11197, Pampulha. 

Contrato sem licitação

A comissão quer entender as razões que levaram a PBH a optar pela modalidade de inexigibilidade no processo de licitação 13019/2023, que tem como objeto a limpeza da Lagoa da Pampulha. Para isso, o colegiado aprovou requerimento, assinado por Braulio Lara, solicitando o inteiro teor do processo. Segundo a justificativa, a documentação solicitada é fundamental para esclarecer os “pontos obscuros” que ainda pairam sobre a escolha da modalidade de inexigibilidade, sendo necessária a análise de inteiro teor para cruzamento das informações prestadas em depoimento pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura,  Leandro Cesar Pereira. 

Questionado pelos parlamentares sobre o por quê de a Prefeitura voltar a contratar o Consórcio Pampulha Viva para continuar os serviços de despoluição da bacia, já que o procedimento seria ineficaz, Leandro César afirmou que a escolha da mesma empresa sem licitação foi orientada por avaliação técnica de servidores de carreira da PBH, especializados na área. 

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura terá o prazo de cinco dias para enviar a documentação.

Ainda durante a reunião, foi aprovado requerimento solicitando a juntada de todos os documentos contidos nos autos da CPI da Lagoa da Pampulha, instituída pelo Requerimento 267/2022, que à época também apurou irregularidades na execução dos contratos de limpeza, desassoreamento e recuperação da qualidade da água da Lagoa da Pampulha. 

Braulio Lara afirmou que será necessário utilizar as informações, anteriormente recebidas, para compreensão e esclarecimento dos atos realizados pelo poder público para melhoria e manutenção das condições paisagísticas, urbanísticas e ambientais da Lagoa da Pampulha nos últimos anos. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

5ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - Pampulha