POPULAÇÃO DE RUA

Unidades de acolhimento às mulheres serão vistoriadas por membros da CPI

Na próxima semana, vereadores vão percorrer mais três unidades voltadas ao atendimento de pessoas em situação de rua

 

quinta-feira, 16 Novembro, 2023 - 12:15
Imagem de uma pessoa tomando banho de mangueira. ela está atrás de um varal cheiro de roupas que secam ao ar livre, em plena praça

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

A CPI - População em Situação de Rua vai visitar mais três unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua na próxima quarta-feira (22/11). Os requerimentos, assinados pelo presidente da CPI, Braulio Lara (Novo), foram aprovados em reunião nesta quinta-feira (16/11). O colegiado pretende verificar a situação das instalações e o funcionamento de cada local. As visitas terão início às 9h30, quando o grupo de parlamentares vai percorrer as instalações da Unidade de Acolhimento Institucional para Mulheres, localizada na Rua Argentina, 39, Bairro Copacabana. Logo em seguida, às 10h50, o grupo seguirá para a Rua Ubá, 1, no Bairro Lagoinha, para vistoriar o Abrigo Maria Maria. Às 11h40, será a vez de verificar o funcionamento do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), localizado na Rua Comendador Nohme Salomão, 73, também no Bairro Lagoinha. 

Segundo o requerente, a realização das visitas técnicas se justifica pela necessidade de obtenção de uma melhor percepção e compreensão dos aspectos relacionados aos trabalhos da comissão. Braulio Lara explicou que as visitas estão de acordo com a agenda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac).

Instituições

De acordo com o site da PBH, a Unidade de Acolhimento para Mulheres atende mulheres em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação. A unidade tem capacidade para atendimento simultâneo de 50 pessoas. 

Já a unidade Maria Maria é voltada para o atendimento de mulheres em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação. A unidade tem capacidade para atender até 40 mulheres.

Administradas pela Smasac, as duas unidades oferecem acolhimento em espaço de moradia temporária às mulheres maiores de 18 anos, em situação de vida nas ruas, e têm como objetivo possibilitar a reorganização e planejamento de vida, visando a saída definitiva das ruas.

Já o Centro Integrado de Atendimento à Mulher é administrado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. O Ciam  acolhe mulheres em situação de rua e usuárias de álcool e outras drogas. É um espaço para higiene pessoal, oferta de refeições, banho, troca de roupa, descanso, atendimento técnico individual e desenvolvimento de atividades coletivas. As ofertas de cuidados são facilitadoras para a formação de vínculo com as profissionais do equipamento, que, a partir de então, conseguem realizar atendimentos e encaminhamentos qualificados, promovendo a inserção das usuárias nos serviços de atendimento da rede municipal.

Superintendência de Comunicação Institucional