MOBILIDADE URBANA

Vereadores cobram regulamentação de lei que prevê eventos em logradouro público

Norma de 2022 prevê eventos com cobrança de ingresso mediante pagamento de preço público ao Poder Executivo

quinta-feira, 10 Agosto, 2023 - 17:30

Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

A legislação que trata da realização de eventos no município de Belo Horizonte foi alterada em 2022 pela Lei 11.434, segundo a qual atividades no logradouro público com cobrança de ingresso podem ser realizadas mediante pagamento de preço público ao Poder Executivo. Apesar de estar em vigor desde dezembro do ano passado, a norma não foi regulamentada pela Prefeitura. Diante disso, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços aprovou, nesta quinta-feira (10/8), pedido de informação para cobrar do prefeito Fuad Noman (PSD) a regulamentação do dispositivo legal. A possibilidade de implementação de mão única na Rua Wanderley Sales Barbosa, no Bairro Marilândia, também é objeto de pedido de informação aprovado pelos membros do colegiado, que decidiram, ainda, pela realização de visitas técnicas para verificar a viabilidade de implementação de mão única em vias dos Bairros Coqueiros, Candelária e Glória. O colegiado também foi informado que tem até o dia 18 de agosto para apresentar questões a serem detalhadas pelos gestores do Executivo durante audiência pública de discussão da prestação de contas do 2º quadrimestre a ser realizada no dia 27 de setembro. Confira aqui o resultado completo da reunião.

De autoria de Braulio Lara (Novo), o Requerimento 2131/2023 quer que o prefeito responda qual a previsão para a regulamentação do dispositivo legal que prevê atividades no logradouro público mediante pagamento de preço público ao Poder Executivo. O parlamentar também quer saber como será o processo para regulamentação e qual a justificativa para uma demora que já é superior há oito meses.

Publicada em dezembro do ano passado, a Lei 11.434/2022 admite a autorização onerosa de uso do logradouro público, com cobrança de ingresso dos participantes, para a realização de evento que possua potencial de atração turística e promoção do Município e que seja dimensionado para mais mil participantes. A lei determina que os critérios e procedimentos para concessão de autorização a eventos sejam definidos em regulamento, o que não ocorreu. Ainda conforme a lei, é vedada a cobrança de ingresso em evento realizado em logradouro público durante o período de Carnaval.

A Lei 11.434/2022 é assinada por Gabriel (sem partido), Irlan Melo (Patri), Jorge Santos (Republicanos), Professor Juliano Lopes (Agir), Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB), Wanderley Porto (Patri) e pelo ex-vereador Léo.

Mão única

O trânsito de veículos em alta velocidade na Rua Wanderley Sales Barbosa, Bairro Marilândia, tem colocado em risco a integridade física de usuários do Centro de Saúde Itaipu, localizado no número 350 da referida via. Diante disso, o vereador Bruno Pedralva (PT) defende que a instalação de mão única para veículos nesse trecho da Rua Wanderley Sales Barbosa “seria uma medida eficaz para controlar o tráfego e reduzir a velocidade dos veículos que passam em frente ao Centro de Saúde”. A expectativa é que a adoção da medida promova um ambiente mais seguro, diminuindo a possibilidade de acidentes de trânsito. Nesse sentido, o Requerimento 2083/2023, assinado por Bruno Pedralva e aprovado pela comissão pretende, que a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informe sobre a possibilidade de implementação de mão única na Rua Wanderley Sales Barbosa, 350, Marilândia.

Os membros da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços aprovaram a realização de visitas técnicas para verificar a viabilidade de implementação de mão única em vias dos Bairros Coqueiros, Candelária e Glória. No dia 24 de agosto, às 10h, por requerimento de Irlan Melo, o colegiado irá verificar tal possibilidade em relação à Rua Bragança, entre a Rua Monsenhor João Martins e a Rua Eneida, no Bairro Coqueiros, Região Noroeste da capital. Já no dia 29 de agosto às 15h, o colegiado irá, por solicitação de Cleiton Xavier (PMN), à Rua Thereza Baldo Lopes, no Bairro Candelária, com o mesmo intuito, bem como para verificar a possibilidade de implantação de sinalização vertical e horizontal no local. Também com o intuito de implantar mão única em toda a extensão da Rua Célia Costa, no Bairro Glória, e, ainda, instalar as sinalizações que se fizerem necessárias, o colegiado estará na referida via, no dia 30 de agosto, às 15h, a pedido de Cleiton Xavier.

Prestação de contas

Os membros do colegiado também foram informados que têm o dia 18 de agosto para apresentação de questões a serem detalhadas pelos gestores do Executivo durante a audiência pública com a finalidade de discutir a prestação de contas referente ao 2º quadrimestre de 2023 dos poderes Executivo e Legislativo. A audiência pública será realizada no dia 27 de setembro, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Superintendência de Comunicação Institucional

25ª Reunião Ordinária - Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços