HOMENAGEM

Henrique Braga é nomeado conselheiro benemérito da Câmara Municipal

Vereadores homenagearam parlamentar durante descerramento de quadro com sua imagem na galeria de ex-presidentes

terça-feira, 14 Março, 2023 - 19:15

Exercendo sucessivos mandatos na Câmara Municipal de Belo Horizonte desde 1989, o vereador Henrique Braga (PSDB) foi nomeado, nesta terça-feira (14/3), conselheiro benemérito da Casa, figura criada através de resolução publicada no último sábado, passando a desempenhar função consultiva junto à Mesa Diretora e ao Colégio de Líderes. A designação, pelo presidente Gabriel (sem partido), ocorreu durante cerimônia de descerramento de quadro com a imagem de Braga na galeria de ex-presidentes no Salão Nobre. O peessedebista, que presidiu o Legislativo da capital no biênio 2017/2018, se emocionou com a homenagem, que teve a participação de secretários municipais e de vários vereadores, que ratificaram e experiência do parlamentar e seu bom relacionamento com os pares, associando-o a uma figura paterna e agradecendo por seus ensinamentos. 

De acordo com a Resolução 2106, o conselheiro benemérito, que deve preencher requisitos como ter exercido mandato de vereador em Belo Horizonte em pelo menos oito sessões legislativas e ter ocupado cargo na Mesa Diretora, terá direito a voz no Colégio de Líderes, mas não a voto. Henrique Braga ficará no cargo até o fim do mandato da atual Mesa Diretora, sendo permitida sua recondução. 

Gabriel relembrou a atuação do colega desde "a época em que o muro de Berlim ainda estava de pé". O presidente relembrou que Henrique Braga passou pelos mandatos presidenciais de Fernando Collor de Melo a Lula, pelos governos municipais de Pimenta da Veiga a Fuad Noman, além de ter presenciado acontecimentos como a criação da moeda Real, a estabilização econômica e os primeiros anos constituintes. Para Gabriel, o tucano tem sido “rocha e esteio” para a Câmara, “trazendo conhecimento e segurança a todos”, e sua atuação faz “com que nós vereadores tenhamos orgulho de sermos vereadores”. 

Dizendo-se orgulhoso de ter sido o primeiro pastor presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e o primeiro conselheiro benemérito, Henrique Braga agradeceu a homenagem: “Trato a todos os vereadores e servidores com muito carinho, e agradeço a Deus por ter saúde, paciência e coragem para trabalhar”.

O evento contou com a presença dos secretários municipais Josué Valadão, de Governo, e Leonardo Castro, adjunto de Governo. “Tive a oportunidade de ouvir a história de Henrique Braga, desde a vinda a BH até e entrada na Igreja. Me sinto privilegiado de você ter partilhado comigo sua história, que é emocionante”, disse Valadão.

Cláudio do Mundo Novo (PSD) ressaltou a paz que o vereador transmite. Fernanda Pereira Altoé (Novo) agradeceu por Henrique ensinar os parlamentares iniciantes “a caminhar com mais segurança e firmeza”, e Marcela Trópia (Novo) relembrou que o tucano dividiu o parlamento com seu avô. Wesley Moreira (PP) e Braulio Lara (Novo) enfatizaram a alegria e o bom humor do ex-presidente, e Marilda Portela (Cidadania) relembrou as palavras amigas do colega desde seu primeiro ingresso no parlamento. 

Wilsinho da Tabu (PP), Janaina Cardoso (União), Loíde Gonçalves (Pode), Miltinho CGE (PDT), José Ferreira (PP) e Fernando Luiz (PSD) também parabenizaram o vereador, que ainda recebeu palavras de carinho de servidores da Casa. O assessor Mauro Mathias disse ser um privilégio trabalhar com Henrique Braga, que o ensina muitas lições sobre correção e honestidade, desde 2003. Frederico Stéfano de Oliveira Arrieiro, diretor do Processo Legislativo, expressou a gratidão e o orgulho dos servidores “em trabalhar com um grande líder parlamentar, um homem de palavra”, enquanto o procurador-geral da CMBH, Marcos Amaral Castro, emocionado, ressaltou a contribuição de Henrique para a história de Belo Horizonte. 

Superintendência de Comunicação Institucional

Inauguração do quadro do ex-presidente da Câmara, vereador Henrique Braga, e sua nomeação como Conselheiro Benemérito